As obras de desassoreamento do Rio Santa Maria foram concluídas, segundo informações divulgadas pela Prefeitura na manhã desta segunda-feira (19). A intervenção, iniciada em março, faz parte do programa Desassorear RS, do governo do Estado, e teve como objetivo aumentar a vazão do rio, reduzindo os riscos em períodos de chuvas acima das médias e trazendo mais tranquilidade às famílias ribeirinhas.
De acordo com o Executivo, foram retirados 13.320,83 metros cúbicos de material das margens e do leito do rio, o que representa um impacto direto na capacidade de escoamento das águas.
“A gente sabe o quanto essa região sofreu nos últimos anos. Ver esse projeto concluído é motivo de orgulho e também de responsabilidade com o futuro da nossa cidade”, afirmou a secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Caroline Silva.
O projeto, acompanhado de perto pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente, Bruno Menegon, foi pensado de forma técnica e eficiente. “Trabalhamos com foco em soluções sustentáveis. Esse tipo de obra faz a diferença na vida das pessoas e no equilíbrio ambiental”, destacou.
A conclusão da obra marca um importante passo nas ações de adaptação às mudanças climáticas e na prevenção a desastres naturais.
0 Comentários