Fechada há cerca de um mês, a Biblioteca Municipal Rui Barbosa continua sem sede própria e, consequentemente, sem atender ao público pedritense. A suspensão das atividades ocorreu após um pedido da Secretaria de Educação pela liberação do salão pertencente à pasta, mas que há décadas abrigava o acervo formado por mais de 20 mil obras.
Entretanto, um novo imóvel já foi alugado para sediar a Biblioteca. O futuro endereço será na Rua José Bonifácio, nº 938 – onde funcionava a loja Ki-Barato, do empresário Mohamad Eid, o Mamédi. A informação foi confirmada pelo prefeito Guiga na tarde de quinta-feira (15).
Segundo ele, o espaço abrigará o acervo temporariamente, até que seja concluída a reforma do prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo (Sedectur). Após a finalização das obras, a Biblioteca Rui Barbosa deverá ser transferida para lá, já que a estrutura física do espaço é mais ampla.
Ainda de acordo com o prefeito, um estudo chegou a ser realizado para definir o novo destino do acervo. A ideia inicial era transferi-lo para o Centro Cultural Gisele Bueno Pinto, mas o espaço foi considerado insuficiente para receber tantas obras.
Mesmo com o novo endereço confirmado, ainda não há data definida para a transferência do acervo. Enquanto isso, os livros permanecem encaixotados, sem acesso para estudantes, pesquisadores e demais leitores que, mesmo em pequeno número, ainda utilizavam o espaço – cujo potencial cultural merece ser melhor aproveitado e fomentado pela gestão.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 17 e 18 de maio.
0 Comentários