O trabalho é fruto de uma investigação da Decrab/Bagé - Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato. Os policiais vinham investigando a quadrilha desde o mês de agosto de 2020 por crimes de abigeato e associação criminosa. O bando realizava quase que semanalmente abigeatos de bovinos e ovinos, carneavam clandestinamente e posteriormente comercializavam a carne e os pelegos dos ovinos.
No caso dos animais bovinos os suspeitos carneavam a campo e traziam a carne para a cidade em carros de passeio, em algumas oportunidades, quando eram propriedades próximas ao rio Santa Maria, chegaram utilizar barcos também. No mês de outubro de 2020 a Polícia Civil já havia cumprido mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos, oportunidade em que foram localizados objetos úteis para o trabalho investigativo, como, por exemplo, pelegos e armas de fogo.
A operação levou o nome de Gatunos pela forma com que alguns produtores vítimas do bando se referiam a quem teria lhes furtado animais. O inquérito policial que apura os fatos encontra-se em estágio avançado, devendo ser encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias.
A Decrab/Bagé reforça os seus compromisso com os produtores rurais e também com a comunidade pedritense, especialmente no que diz respeito ao furto de gado e ao comércio de carne de animais abatidos sem as mínimas condições de higiene.
0 Comentários