Decrab finaliza inquérito de investigações que apuraram o comércio de sementes de soja piratas



A Polícia Civil, através da DECRAB/Bagé, concluiu as investigações que apuraram o comércio de sementes de soja piratas na região noroeste do Rio Grande do Sul. Oito investigados foram indiciados. O trabalho contou com o apoio da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Em 6 de agosto do corrente ano a Polícia Civil deflagrou a OPERAÇÃO BIJUTERIA, onde foram apreendidas 450 toneladas de sementes de soja piratas. Na ocasião foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão. A ação foi em decorrência de uma investigação da DECRAB/Bagé que apurava a venda de sementes de soja de forma irregular nos municípios de Almirante Tamandaré do Sul e Santa Barbara do Sul.

Os suspeitos comercializavam, em larga escala, para várias regiões do Estado, sementes de soja piratas (produtos de baixa qualidade e custo menor) como se fossem sementes certificadas. As sementes de soja certificadas apresentam, em razão de sua qualidade, valor de mercado mais elevado e possuem nomes (variedades) reconhecidos, tanto pelos órgãos de fiscalização como pelos produtores de soja.

Na ocasião também foram apreendidas armas de fogo, defensivos agrícolas de origem estrangeira e proibidos no Brasil (produtos extremamente lesivos ao meio ambiente), documentos, equipamentos e eletrônicos. Também foram identificados crimes ambientais nas propriedades onde ocorreram buscas. A Polícia Federal foi informada quanto aos produtos de origem estrangeira apreendidos. A investigação foi uma das primeiras realizadas nesse sentido no Estado.

Os policiais da DECRAB/Bagé analisaram por quatro meses documentos, equipamentos apreendidos e colheram depoimentos. Diante do farto material probatório apurado no curso das investigações, oito pessoas foram indiciadas por concorrência desleal, crime ambiental e posse de arma de fogo.

Postar um comentário

0 Comentários