Vinhos, Aromas e Sabores


Harmonização, Vinho e Comida

 Aprimorar os conhecimentos sobre harmonização entre vinho e prato é uma forma fascinante de arte.
 Não há regras fixas para harmonização vinho e comida, nem certo ou errado. Além disso, o gosto de cada pessoa prevalece sobre os demais fatores. Entretanto, a prática de harmonizar vinho e comida é acima de tudo um exercício prazeroso no qual algumas combinações podem valorizar simultaneamente o vinho e a comida. 

 A relação entre os pratos e os vinhos podem ser classificadas: 
1) Harmonização passiva - quando há ausência de reação; 
2) Harmonização ativa - quando ocorre reação.Essa harmonização pode ser positiva e negativa; 
3) Harmonização Positiva - pode ser evidenciada de algumas maneiras: 
-Com atuação unilateral - geralmente há atenuação de um caráter dominante. Os peixes em geral diminuem a acidez dos vinhos. Com atuação recíproca - Há uma atenuação da comida e vinho. É o caso dos queijos azuis e dos vinhos licorosos, como os botrizados.
-Com exaltação recíproca - tanto os predicados do alimento quanto o vinho são potencializados.
4) Harmonização Negativa - Esse tipo de harmonização ocorre quando a qualidade do vinho é diminuída pelo prato que o acompanha. Apesar do gosto pessoal ser o carro chefe da harmonização saliento que há determinadas razões que evidenciam a necessidade de, pelo menos , experimentar a melhor combinação.

Enoturismo - Melhor idade responde
 por  22% do total de viajantes brasileiros

 A participação dos consumidores( enoturistas)  brasileiros com mais de 55 anos representa uma fatia considerável. 
 O levantamento que avaliou o perfil de compra de janeiro a setembro do ano passado em comparação com o mesmo período do exercício anterior,  mostra a procura desses consumidores por roteiros rurais e de enoturismo aumentando consideravelmente. 
 A campanha gaúcha com sua história, sua enogastronomia, e o cênico belíssimo que atrai visitantes,   são atrativos permanentes. O potencial que atrai visitantes de vários perfis para desfrutar experiências únicas fazem de nossa região um belo local a conhecer. 

Postar um comentário

0 Comentários