Borracharias enfrentam problemas no descarte de Pneus


 "O depósito está lotado e somos cobrados quando armazenamos pneus na borracharia", disse Diego Martinez, proprietário de uma borracharia há aproximadamente dois anos, na Rua Erny Ivo Zart. Ele ainda nos contou que antigamente era relativamente fácil fazer o descarte, que ele secava os pneus, pagava o frete para levá-los até o depósito, que fica na Rua Marechal Deodoro, próximo da Rua 21 de Abril, e que mesmo tendo que empilhar os pneus que já estavam no depósito, era possível fazer o descarte correto, mas ultimamente, nem isso acontece. 

 Diego disse que quem for no depósito hoje, irá encontrar um cartaz dizendo que não estão recebendo e não há espaço. Ele chegou a telefonar para a pessoa que seria a responsável pelo depósito da prefeitura, dizendo que o servidor que faz o controle sanitário dos mosquitos esteve em sua borracharia e teria pedido que fossem retirados os pneus acumulados, ao que este servidor teria respondido de forma áspera, dizendo, entre outras coisas que se Diego largasse pneus na frente do depósito ele usaria as imagens das câmeras para processá-lo por crime ambiental. Diego, por sua vez, usaria a gravação do celular para processá-lo por calúnia e difamação. O desentendimento ficou por aí e os pneus permanecem até hoje em frente a sua empresa. Nosso jornalismo conversou com outros proprietários de borracharias, e os relatos foram semelhantes, no que concerne ao problema enfrentado pela categoria.

O que disse a secretária de Planejamento

 Atendendo ao princípio de transparência, conversamos também com Luciane Moura, secretária do Planejamento, que nos explicou o que, de fato, está acontecendo. Inicialmente, Luciane confirmou a informação de que o recebimento de pneus está suspenso, em virtude de o depósito estar cheio. Esclareceu, igualmente, que o município tem (ou tinha) um convênio com uma empresa que vem (ou vinha) de graça, aqui na cidade para fazer a coleta dos pneus. Acontece que desde setembro de 2017, esta empresa não aparece mais, apesar dos vários contatos feitos. Outras empresas já foram contatadas pela prefeitura e se habilitaram a realizar este serviço, mas esbarram na falta de licenças ambientais. A secretaria segue buscando uma empresa que possa recomeçar este importante serviço, mas até o presente momento, todas as que se candidataram, apresentam o mesmo problema. Luciane afirmou que neste período em que não se está conseguindo dar o destino correto ao pneus velhos, os proprietários não sofrerão qualquer sanção por parte do Executivo.

Postar um comentário

0 Comentários