Estação hidrometeorológica é instalada na ponte do Santa Maria

 

Foto: Júnior Rodrigues/Reprodução

O feriado (20) foi marcado por avanços significativos para o Município, com a instalação de uma estação hidrometeorológica sobre a ponte do Rio Santa Maria – mecanismo que permitirá o monitoramento em tempo real do nível das águas e a precipitação pluviométrica pelas equipes municipal e estadual da Defesa Civil.

Alimentada por energia solar, a estação é equipada com sensores para medir o nível do rio e o volume das chuvas, além de contar com uma câmera de videomonitoramento, permitindo o acompanhamento remoto. Presente em diversos municípios gaúchos, essas unidades contam com transmissão via rede 4G/5G e redundância por satélite, o que assegura a continuidade de seu funcionamento mesmo em situações climáticas adversas.

Através de uma live nas redes sociais, o coordenador municipal da Defesa Civil, Júnior Rodrigues Martins, comemorou a instalação do equipamento, destacando que o mesmo contribuirá de forma positiva para os trabalhos da equipe.

"É um grande avanço, pra gente que ficou muitas décadas tendo que vir aqui duas vezes por dia fazer medições. Não que iremos deixar de fazer isso, mas essa 'modernidade' é muito importante", salientou.

Na mesma transmissão, Rodrigues adiantou que, até o final do ano, um pluviômetro automático também deverá ser instalado no município – a princípio na Escola Marli Cassol – para reforçar o sistema de prevenção em situações de emergência. Segundo ele, a Defesa Civil já realizou todos os trâmites junto ao Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) para viabilizar a chegada do equipamento à Capital da Paz.

Com a nova estação e os equipamentos que ainda serão incorporados nos próximos meses, o Município amplia sua capacidade de acompanhamento das condições climáticas e fortalece o trabalho de prevenção desenvolvido pela Defesa Civil. E, nesse esforço contínuo, outro processo de instalação de réguas no rio é batalhado pela Defesa Civil de Dom Pedrito.



Postar um comentário

0 Comentários