APECI destaca medidas de segurança que devem ser adotadas por ciclistas



Em razão do início da safra, que resulta num aumento da circulação veículos pesados e de novos ciclistas estarem transitando, a Associação Pedritense de Ciclismo (APECI), orienta ciclistas em trânsito ou treino, solicitando maior atenção quanto ao uso da bike de forma correta, evitando acidentes, em especial atropelamentos e abalroamentos laterais e frontais.

A APECI atenta para medidas simples que podem e devem ser tomadas, aumentando a visibilidade e o destaque do ciclista, eficaz no aumento da segurança do ciclista – e consequentemente em salvar vidas:

- Usar sempre faróis e lanternas, atrás e na frente da bicicleta, para aumentar a visibilidade dos demais;
- Utilização de vestuário fluorescente e de equipamentos com cores fortes e refletivas (como capacetes, camisetas, meias e bermudas), de dia e de noite, facilita consideravelmente a visualização no escuro e o destaque de dia;
- Uso de capacete é imprescindível e, associado ao óculos de proteção pode evitar lesões oculares, comuns principalmente em quem utiliza a BR, onde a velocidade dos veículos é mais alta.

É muito importante que o ciclista obedeça às regras básicas do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), respeitando sinais de trânsito e sinalização, além de circular na mão correta de direção, pois a bicicleta é também um veículo.

Pela lei, os ciclistas devem utilizar ciclofaixas, ciclovias e acostamentos. Quando não houver, devem usar o canto direito da pista, no sentido dos demais veículos. Nunca ande na contramão, o que é considerado uma infração grave de trânsito. O ideal também é não ficar muito colado ao meio-fio, para facilitar a visão dos motoristas.

Postar um comentário

0 Comentários