Projeto de Lei prevê alterar feriado municipal de Iemanjá para ponto facultativo


Imagem de Iemanjá instalada às margens do rio Santa Maria


Um Projeto de Lei de autoria do ex-vereador Jonathan Duarte instituiu o dia 02 de fevereiro como feriado municipal em comemoração ao dia de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) emitiu uma nota enviada ao Legislativo municipal sugerindo que o feriado passe a ser ponto facultativo.

A nota assinada pelo presidente da CDL, Sergio Zani Vicente, justifica que o feriado traz transtornos ao comércio e indústria, que são obrigados a fechar ou pagar horas extras aos funcionários.

O vereador Patricio Antunes (Progressistas) protocolou nesta terça-feira (26) um Projeto de Lei que altera o feriado para ponto facultativo, permitindo assim que a data tenha sua simbologia destacada em Dom Pedrito, sem prejudicar o comércio local.

" O comércio pedritense, responsável pela maioria dos postos de emprego no município, passa por inúmeras dificuldades, sendo o mês de fevereiro um dos mais difíceis por ter apenas 28 dias e também em decorrência do carnaval. Entendo que o feriado de 02 fevereiro, sendo obrigatório, esteja na contramão do desenvolvimento econômico que tanto buscamos para o nosso município.

Hoje vemos com tristeza nossos jovens partindo para trabalhar em outros municípios em decorrência da falta de oportunidades em Dom Pedrito. A data de 02 de fevereiro é dia normal de trabalho na maioria dos municípios do interior gaúcho, a exemplo de Bagé, Caxias do Sul, Santana do Livramento e tantos outros que conhecidamente oportunizam empregos para filhos da nossa terra.

Todos os segmentos religiosos devem ser respeitados, motivo pelo qual propus hoje, através de Projeto de Lei, o ponto facultativo em 02 de fevereiro, permitindo assim que a data tenha sua simbologia destacada em Dom Pedrito, sem prejudicar o nosso comércio.

Jamais irei me posicionar contrário ao comércio, a indústria e o agronegócio. Em meu mandato irei lutar com todas as minhas forças pelo desenvolvimento de Dom Pedrito"
, disse o vereador em seu perfil no Facebook.

O texto deve ser votado pelos vereadores em seção plenária.

Abaixo, confira a nota emitida pela CDL ao Legislativo:



Postar um comentário

1 Comentários

Anônimo disse…
Um absurdo esse feriado. Está correto o CDL e está correta a iniciativa do
vereador Patrício.

CARLOS TORRES