Segunda remessa de vacinas será destinada aos profissionais da saúde

Conforme nota técnica do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, foram repassadas orientações e justificativas técnicas para uma melhor compreensão de como está se desenvolvendo o processo de imunização e o ordenamento adotado pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), para a aplicação da vacina contra a Covid-19, dentro dos subgrupos identificados.

Essa definição que atinge e estratifica os trabalhadores da saúde é uma recomendação do Plano Estadual de Vacinação, com o objetivo de garantir que a vacinação obedeça a ordem alicerçada sobre um correto embasamento científico.

É fundamental a proteção que visa a integridade do sistema de saúde e a infraestrutura dos serviços essenciais, assim como a redução da mortalidade daqueles grupos considerados de alto risco, interferindo, dessa forma, no contágio total da comunidade e auxiliando no avanço da contínua imunização da população.

Lembrando que, ao decorrer das etapas, absolutamente todos os profissionais de saúde serão vacinados. Esse ordenamento estabelecido agora, ocorre devido ao quantitativo enviado da vacina, ou seja, o número de doses que os municípios estão recebendo ao longo de cada remessa.

Nesta segunda remessa, Dom Pedrito recebeu mais 200 doses que serão aplicadas conforme a ordem.

Na sequência abaixo, alguns dos profissionais de saúde que constam na lista das prioridades, já foram imunizados juntos aos residentes e trabalhadores em ILPI, com as doses da primeira remessa.

1. UTI Covid-19 (considerar área fechada);

2. Rede de Urgência e Emergência (Pronto Socorro e SAMU);

3. Unidade de internação clínicas para COVID-19 (considerar área fechada);

4. Ambulatórios – primários ou secundários - com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da Covid-19;

5. Coletadores de Swab nasofaringe e orofaríngeo (apenas os coletadores de laboratórios e farmácias);

6. Ambulatórios ou unidades de saúde com atendimento ou avaliação de “sintomáticos respiratórios (considerar área fechada);

7. Áreas não Covid-19 de hospitais e demais hospitais.

8. Demais Ambulatórios e Pronto Atendimento não Covid-19 – incluindo a totalidade da Atenção Primária/Atenção Básica, ou seja, todas as unidades e postos de saúde;

9. Consultórios e Laboratórios - demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral (demais laboratórios, odontólogos e auxiliares).

Assim que finalizada a imunização das duas remessas, a Prefeitura de Dom Pedrito divulgará uma lista das imunizações já realizadas, objetivando dar mais transparência ao processo.


Postar um comentário

0 Comentários