IPVA 2021 pode ser pago pela internet e nos bancos credenciados



Na quarta-feira (16) começou o período de pagamento com desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2021. Veículos fabricados a partir do ano de 2002 devem pagar o imposto.

O IPVA 2021 pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. Além desses, é possível também fazer o pagamento nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, sendo que este autoriza o pagamento somente para clientes da instituição.

Nesse período de adoção de medidas de distanciamento social, em razão da pandemia de coronavírus, o pagamento via aplicativos de bancos e serviços de home banking pode ser uma alternativa, tendo em vista que uma grande parte dos contribuintes já utiliza esses meios para pagamentos.

Para efetuar a quitação dos débitos, é necessário a apresentação Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do automóvel. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Pagamento antecipado proporciona desconto

Proprietários de veículos que optarem pelo pagamento antecipado, até 30 de dezembro, terão descontos de 3% pela antecipação e ainda vai se valer da Unidade de Padrão Fiscal (UPF/RS), atualização monetária, nos patamares de 2020. Na virada do ano há atualização do valor, estimada em 3,54%.

Quem tiver direito aos descontos de Bom Cidadão e Bom Motorista a economia pode ser ainda maior, podendo chegar a um desconto de até 25% (aplicação de todos os descontos máximos).

Consulta de valores

Para auxiliar os contribuintes, a Fazenda disponibiliza um site específico sobre o imposto: www.ipva.rs.gov.br. Nele, é possível consultar todos os dados relativos aos veículos, como multas, valores a pagar e pendências.

Além do site, é possível baixar o aplicativo do tributo (IPVA RS) para dispositivos móveis, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

Serviço

Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir do ano 2002.
Como pagar: para quitar o imposto, o proprietário deverá apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.

Onde pagar: a partir de 16 de dezembro, no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Nos bancos credenciados há possibilidade de pagamento on-line por meio dos serviços de home banking ou aplicativos.

Texto: Ascom Sefaz

Postar um comentário

0 Comentários