Em Bagé, convênio para barragem da Arvorezinha será assinado


Está agendada para o dia 10 de dezembro a tão esperada assinatura de convênio e ordem de serviço entre a Prefeitura de Bagé e o Ministério da Defesa - Exército Brasileiro para construção da Barragem da Arvorezinha, durante visita do Presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Sul para inauguração da nova ponte do Guaíba e do trecho da obra de duplicação da BR-116, em Barra do Ribeiro. Na terça-feira (1º), a Equipe de Gestão da Barragem esteve reunida no Gabinete do Prefeito para tratar dos preparativos da assinatura.

"Vamos construir a obra mais esperada pela nossa população. Agradecemos ao Governo Federal e ao Exército Brasileiro pelo apoio para terminarmos com o problema histórico de seca", afirma o Prefeito de Bagé Divaldo Lara.

O Diretor Geral do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Eduardo Mendes, ressalta que o ato de assinatura deve contar, além da presença do Presidente Bolsonaro, com o alto comando do Exército Brasileiro. Mendes explica que a movimentação do canteiro deve iniciar assim que o convênio for firmado. O prazo de execução da primeira fase é de aproximadamente 270 dias. Os recursos são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

Em outubro, uma comitiva do 1° Batalhão Ferroviário do Exército, de Lages, Santa Catarina, esteve em Bagé para realizar mobilização técnica na área da Barragem da Arvorezinha. O grupo, composto por sete militares, fizeram a vistoria para a instalação do canteiro de obra, verificando desde a infraestrutura elétrica e hidráulica existente até os alojamentos.

Após a construção da primeira etapa da obra da Barragem da Arvorezinha, a cidade terá uma nova reserva de 2.800.288,00 m³ de água. Na sua totalidade, o novo reservatório armazenará 18 milhões de metros cúbicos. Atualmente, Bagé possui uma reserva de 4.210.286,21 m³. Assim, o armazenamento de água praticamente quadruplicará ao final de toda obra.



Postar um comentário

0 Comentários