Dom Pedrito atinge 90% da área de arroz semeada



Conforme o Informativo Conjuntural, produzido pelo escritório municipal da Emater, os produtores já semearam 90% da área de arroz, totalizando, até o momento, 23.400 hectares. Cerca de 8% da área enfrenta problemas de germinação e deverá ser replantada. O mercado do arroz reagiu positivamente com relação ao preço e vem mantendo os patamares das semanas anteriores.

Existe um entusiasmo com relação a próxima safra que é freado, pelo fato de as barragens estarem com os níveis de água muito baixos, hoje o município tem água armazenada para 26.000 hectares. O estado fitossanitário das lavouras é bom.

Soja

O documento informa uma grande movimentação de operações de plantio. Algumas áreas deverão ser replantadas, devido a falta de umidade no solo para a germinação. A lavoura de soja no município já conta com 45% da área prevista semeada, ou seja, 54.000 hectares.

Alguns produtores que já plantaram uma área significativa estão fazendo uma parada para não concentrar muitas áreas ao mesmo tempo por ocasião da colheita. Se não aumentar a reservação de água, os produtores mais estruturados e capitalizados terão que diminuir a área irrigada.

Existe muita incerteza com relação a próxima área a ser plantada, devido há muitos problemas climáticos da região.

Postar um comentário

0 Comentários