Prefeito Mário Augusto avalia cogestão do distanciamento controlado como “positiva”


O governador Eduardo Leite oficializou na segunda-feira (10) o acordo entre o governo do Estado e a Federação das Associações de Municípios (Famurs) para a gestão compartilhada do modelo de Distanciamento Controlado. O decreto foi publicado nesta terça-feira (11).

A reportagem do Folha entrou em contato com o prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, que avaliou a medida como positiva. “E a principal mudança é que os prefeitos ganham mais liberdade, digamos, para abertura do comércio local, por exemplo. Mas isso traz, também, mais responsabilidade, já que qualquer movimento deve ser justificado com base científica. Em princípio, vejo como um ponto positivo, pois o gestor municipal conhece melhor a real situação do município. Dom Pedrito vai trabalhar com a regional para mantermos bandeira laranja”, disse.

Entenda

O modelo de Distanciamento Controlado seguirá rodando para classificar o risco epidemiológico de cada região, sempre às sextas-feiras, com base nos dados compilados às quintas-feiras. A partir da classificação, associações regionais poderão adotar protocolos mais brandos à bandeira na qual estão classificados, mas no mínimo iguais à bandeira anterior (região classificada em vermelha adota protocolos da bandeira laranja, por exemplo, e, no caso de preta, as regras mínimas da bandeira vermelha). Para a elaboração de um protocolo específico para a região, será necessária a criação de comitês científicos regionais de combate à Covid-19.

Postar um comentário

0 Comentários