Escola Municipal Bernardino Tatu: 50 anos



Há 50 anos, vivemos uma história de amor, dedicação, responsabilidade e comprometimento com a Educação. Quem vive esta história no Bernardino Tatu aprende de modo diversificado e, em um ambiente prazeroso. Não se trata apenas de conteúdo, mas de respeitar os outros e o ambiente, a conviver em grupos e equipes e a nunca desistir de seus sonhos e objetivos.

Para comemorar esta data tão significativa, vamos relembrar um pouquinho da nossa história...

Professor Bernardino Tatú...

Nascido em 19 de agosto de 1883,no Espírito Santo, era o quarto filho de uma família de treze irmãos. Foi casado com Semíramis Munhoz de Camargo, de tradicional família pedritense, com quem teve 05 filhos.

Ainda menino, aos 14 anos, Bernardino Tatú, lecionava os colegas, no Ateneu Espiritosantense, colégio dos Padres salesianos, em Vitória, ES.

Concursado para telegrafista, formou-se em Farmácia, em 1906.

Após passar por várias cidades, como telegrafista, veio morar em Dom Pedrito, onde constituiu sua família.

Em 1914, pediu transferência para Porto Alegre, onde cursou Medicina. Insatisfeito com a Ciência e Medicina, dedicou-se ao Magistério e após lecionar em algumas cidades, aposentou-se e veio morar em Dom Pedrito.

Lecionou durante muitos anos no Colégio Nossa Senhora do Patrocínio e dava aulas particular em sua casa. Em 1931, Bernardino Tatú quis fundar um ginásio, mas não teve o apoio da comunidade nem das autoridades, pois achavam desnecessário um ginásio e ele continuou lecionando em sua casa... Escola Rui Barbosa.

Deixou de lecionar no Colégio Patrocinio, porque a documentação que necessitava para o registro no MEC, foi extraviada e ele nunca conseguiu ficar em dia com a burocracia da época.

O material que Bernardino Tatú usava para dar aulas em sua residência, foram doados ao município e entregues à Escola Bernardino Tatú, onde ainda existem alguns desses materiais.

HISTÓRICO DA ESCOLA




A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Bernardino Tatú, foi construída em 1970, o prédio era do município e o terreno do Estado, por esse motivo a mesma funcionava com Professores estaduais e na época era anexo a Escola Estadual Dulce da Fonte Abreu.

No ano de 1979 a Escola deixou de ser anexo e passou a ter identidade própria, sendo assim autorizado o seu funcionamento como Escola Municipal de 1° Grau Incompleto Professor Bernardino Tatú, nome dado em homenagem ao Professor Bernardino Tatú, ministrando o ensino de 1° a 4ª série.

A escola mesmo deixando de ser anexo da Escola do Estado continuou ainda por um bom tempo com os professores Estaduais, sendo aos poucos nomeados os Professores Municipais para trabalharem na mesma, a Diretora era a Sra. leda Simões Meireles.

Em 1985 foi autorizado o funcionamento da 5ª série, em 1986 quase todos os professores já eram Municipais, neste mesmo ano houve eleição para Direção, e foi eleita a Sra. Zany Espinosa Freire.

Em 1989 foi eleita diretora Gislaine Maria Ferrer Rodrigues. No ano de 1990 assumiu a direção Maria Luciana Belém Alves.

Em 1991 foi eleita Diretora Mônica Leal Menegás.

No ano de 1993 foi autorizado o funcionamento da 6ª série, em 1995 da 7ª e 1996 o da 8ª série, assim a partir daí a Escola passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Prof. Bernardino Tatú.

Em 2002 assumiu a Direção Terezinha Rodrigues Ferreira.

Em 2003, assume a direção a professora Mara Francelina Severo Dall'asta.

A professora Laire Freire Xavier foi eleita para assumir a função de diretora deste educandário no ano de 2007, sendo reeleita pra o biênio 2009/2010.

No biênio 2011/2012, a direção da escola foi assumida pela professora Ana Rosa Lemos Prates.

No período de 2013 e 2014, teve como Diretora a Professora Adriana Souza Pires.

Em 08 de dezembro de 2014, a comunidade escolar elegeu para dirigir a escola, Débora Lisiane Mendonça Esteve, que foi reeleita por mais dois anos.

Atualmente, a escola tem como Diretora ELIANA COLINA DE VARGAS, tendo como Vices- Diretoras, Débora Lisiane Mendonça Esteve e Rozani Vargas Tarouco.

A Escola Municipal Professor Bernardino Tatú, conta com a colaboração de 33 professores, 02 vigias, 01 cozinheiro, 03 atendentes, 02 operários e 02 serventes, que atendem com muita dedicação e comprometimento 312 alunos, do Pré A ao 9º ano.

Somos uma grande escola, uma grande família.

Cinquenta anos preparando para a vida;

Cinquenta anos fazendo história no Bairro Sagrada Face;

Cinquenta anos trabalhando conhecimentos e também valores.

Temos como Filosofia de trabalho a SOLIDARIEDADE, qualidade de ajudar, amparar, apoiar.

Nossa escola é uma escola ativa, dinâmica, ousada. É organizada, disciplinada e estruturada, que conta com um corpo docente comprometido e dedicado.

Nossa escola, tem uma Banda de Música que encanta por onde passa.

Parabéns a todos os envolvidos no processo educacional desta escola tão querida por todos!

Postar um comentário

0 Comentários