Veículos que operam transporte de passageiros poderão ter capacidade aumentada na Região da Campanha

A partir desta semana, linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul começaram a operar com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme a bandeira do distanciamento controlado do local de embarque ou destino. 

Na região da Campanha, atualmente regulada pela bandeira amarela, os veículos podem ter 75% da capacidade ocupada – veja ao final da matéria. Lembrando que, por decreto municipal, excursões estão proibidas de entrar em Dom Pedrito.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus passa a ser definido pelas cores da bandeira que identificam os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto 55.240 – publicado no domingo (10). 

Para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) –, o documento permite a ampliação da capacidade no transporte de passageiros. Antes do decreto, as linhas regulares e de fretamento e turismo podiam circular apenas com 50% de lotação.

“A partir de agora, teremos regras para o sistema regular e especial, que podem coincidir ou não. Por essa razão, continuaremos investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo conforme estabelece a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas”, afirma o diretor de Transporte Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, é averiguado se usuários e tripulantes estão com máscara de proteção. “Ainda, observamos se as medidas de higiene, que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas”, destaca.

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira:
Bandeira
                            Sistema Regular                               Sistema Especial

Amarela                        75%                                                   75%

Laranja                          75%                                                   75%

Vermelha                       50%                                                   25%

Preta                              50%                                                Fechado



Postar um comentário

0 Comentários