Macaco bugio é encontrado no interior do município

Foto: Rafael Argiles

Um macaco bugio foi encontrado no interior do município, na localidade do Passo Fundo. O fato aconteceu neste domingo (17) e causou, inclusive, incredulidade por parte de algumas pessoas, pois é uma cena muito rara encontrar um animal desta espécie em nossa região – embora, os mais antigos relatem a existência de bandos às margens do rio Santa Maria.

A reportagem conversou com Rafael Argiles. Ele contou que se deparou com o animal, possivelmente quando o mesmo fazia travessia de um mato para outro. “Achei que fosse mão pelada”, contou, no entanto, pelas características do animal, notou tratar-se de um bugio. “Eu estou em êxtase até agora, muito gratificante ver e interagir com esse animal em seu habitat natural”.

O bugio mostrou curiosidade e docilidade com a presença de Rafael. “Fiquei mais de hora sentado no campo e ele me observando, chegou a encostar em mim de curioso e eu baixei a cabeça e fiquei submisso e ele na minha volta”.

O Rio Grande do Sul registra a ocorrência de duas espécies de bugio. Nos ecossistemas associados à Mata Atlântica, do leste ao centro do Estado, aparece o bugio-ruivo. Do centro para o oeste do RS, junto ao Bioma Pampa, encontra-se o bugio-preto, cuja fêmea tem o pelo branco.

Postar um comentário

0 Comentários