Entre novembro e abril, Bombeiros atenderam 104 incêndios em vegetação


Praticamente toda a semana temos noticiado ocorrências de incêndio em vegetação, algumas destas, trazendo grandes prejuízos. O Corpo de Bombeiros enviou nota ao Folha, onde informa que entre novembro de 2019 e abril de 2020, foram atendidas 104 ocorrências do gênero, grande parte causada pelo que se chama de “mau uso do fogo”, ou seja, causado propositalmente.

Confira a nota:
Com base nos estudos realizados pelo 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Dom Pedrito no último semestre, ou seja, de novembro de 2019 a abril do corrente ano, foi constatado um elevadíssimo número de “INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO”. Totalizando até a presente data 104 (cento e quatro) ocorrências atendidas pelo efetivo de Bombeiros Militares de Dom Pedrito.

A grande maioria das ocorrências envolvendo incêndios em campo nativo e queima de lixo em nosso município tem causas motivadas não por acidentes e sim pelo “MAU USO DO FOGO”.

Queimadas em lixos e vegetações sem a autorização de órgão competente, constitui “CRIME AMBIENTAL” de acordo com o novo Código Florestal, Lei 12.651/12) e Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98) com penas de até 04 anos de reclusão e multas.

No período das estiagens (o qual em nosso município está se prolongando no corrente ano) contribuiu em grande escala para a propagação do fogo, aumentando assim o número de incêndios em propriedades rurais e urbanos, percebesse com clareza a falta de cuidados e controle do fogo pela população em geral.

A prática é criminosa por poluir na forma de fumaça (outro grande risco de intoxicações silenciosas, que mais tarde podem gerar problemas sérios de saúde e até mesmo a morte) além de causar risco de incêndios para habitações, colocando vidas em perigo, destruir cercas, redes elétricas e o patrimônio alheio.

Cada vez que atendemos uma ocorrência na área Rural do Município, a cidade fica desguarnecida até o acionamento de uma nova equipe que se encontra em horário de folga. Com vistas a diminuir o número de incêndios em áreas rurais bem como de fogo em lixo nas áreas urbanas e rurais, o 2º Pelotão de Bombeiro Militares de Dom Pedrito vem por meio desta nota, dar conhecimento a população de que a partir desta data, novas medidas serão tomadas com relação ao atendimento de ocorrências envolvendo o uso inadequado do fogo. Remetendo relatórios de ocorrência aos órgãos de fiscalização competentes para apuração e possíveis penalidades dos causadores.


Postar um comentário

0 Comentários