Concurso para prefeitura de Bagé mobiliza mais de 8 mil pessoas

Fotos: divulgação/Folha do Sul

O final de semana na Rainha da Fronteira foi marcado pela realização das provas do concurso para provimento de vagas para a prefeitura. As provas foram aplicadas no sábado e domingo, nos turnos manhã e tarde, de acordo com o nível escolar exigido para os cargos.

As escolas Silveira Martins, Antenor Gonçalves Pereira, Frei Plácido, São Pedro, Luís Mércio Teixeira, Bidart, João Severiano e a Unipampa foram os locais de aplicação das provas. Foram mais de 9,5 mil inscritos concorrendo a 131 vagas, sendo 106 para o quadro geral em todos os níveis e 25 para a guarda municipal. No final da tarde, a Fundatec anunciou um total superior a oito mil participantes, com abstenção de 12,81%. De acordo com dados preliminares da Fundatec, o índice de abstenção deve ficar em torno de 15%, percentual considerado dentro do esperado pela banca aplicadora das provas. Os dados concretos devem ser divulgados ao longo desta semana no site da Fundatec.

A primeira prova a ser aplicada foi para a guarda municipal, que ocorreu no campus da Unipampa, no sábado pela manhã. O cargo registrou o maior número de inscritos, foram 936 para 25 vagas ofertadas. De acordo com a organização, a prova ocorreu dentro da normalidade.
Ainda no sábado, no turno da tarde, ocorreram as provas para os cargos de nível fundamental completo e incompleto. Um dos locais de aplicação das provas foi a Escola Silveira Martins. A maioria dos candidatos chegou antes mesmo do horário de abertura dos portões, que estava marcado para as 14h. Uma das candidatas foi Vanilda Garcez, que veio de Dom Pedrito para prestar o concurso. Ela conta que já participou de outros certames, inclusive foi aprovada no cargo de professora em outro concurso na cidade natal, mas veio em busca de novas oportunidades. “Bagé é uma cidade maior, mais organizada, por isso resolvi tentar aqui. Sem falar que a minha filha vai fazer faculdade aqui, então fica mais fácil me mudar para cá”, explica a candidata que concorreu ao cargo de motorista.

No domingo pela manhã, foram aplicadas as provas para os cargos de nível superior completo; na parte da tarde, para os níveis técnico e médio completo.

Suspensão de provas

Desde a semana passada, as provas para alguns cargos de nível superior haviam sido suspensas. Foi o caso dos cargos de Engenheiro, Arquiteto e Médico. O edital oficializando a suspensão foi publicado no site da Fundatec na sexta-feira. Mesmo assim, alguns candidatos a esses cargos compareceram nos locais de provas, sem saber da suspensão. Foi o caso de uma mulher que veio de Santa Vitória do Palmar para prestar a prova para o cargo de Engenheira. Uma das coordenadoras de aplicação de provas da Fundatec, Amanda Marques, diz que é importante que os candidatos fiquem atentos ao portal da banca, onde todas as informações sobre o concurso são publicadas. “Os meios de comunicação já haviam falado sobre a suspensão e o edital foi publicado na sexta. Mesmo assim, várias pessoas vieram prestar uma prova que não aconteceria mais. Todas as informações necessárias estão no site da Fundatec”, explica a coordenadora.

Os próximos passos do certame também constam no portal. De acordo com o edital, hoje deve ocorrer a divulgação dos gabaritos preliminares das provas teórico-objetivas. Os gabaritos definitivos só serão divulgados no dia 28 de fevereiro e a consulta às notas será a partir do dia dois de março. A lista de aprovados está prevista para o dia 10 do mesmo mês. A partir disso, os candidatos serão chamados pra as provas práticas ou de títulos, conforme o cargo.

As informações podem ser acessadas através do endereço www.fundatec.org.br/portal/concursos/ clicando na aba concursos e andamento.
A pedritense Vanilda foi a Bagé prestar o concurso

Postar um comentário

0 Comentários