Confirmado o primeiro caso de Dengue em Dom Pedrito


A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, comunica que no final de semana foi confirmado laboratorialmente o primeiro caso de Dengue ocorrido no município, neste ano. Trata-se de paciente do sexo feminino, 39 anos de idade. O exame foi coletado no dia 19 de junho e enviado no mesmo dia ao laboratório de referência em Porto Alegre. O método utilizado foi MAC-ELISA com resultado “Reagente para Dengue”.

Este é o primeiro resultado detectável no âmbito da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (7ª CRS), de um total de quatro amostras analisadas no corrente ano. Em Dom Pedrito, neste ano, foram realizadas três coletas até o momento, a primeira no dia 29 de maio.

É importante salientar que a pessoa em questão esteve em viagem a outro município, também infestado, no período de sete dias antes do início dos sintomas. Portanto, não é possível afirmar se a doença foi contraída em Dom Pedrito ou no município em questão.

Quando da notificação do caso suspeito, as medidas imediatas de controle foram adotadas, com a inspeção da residência realizada por técnicos do Município e Estado, tendo sido constatado que não havia criadouros com larvas de Aedes aegypti.

Reiteram-se a importância de adotar as medidas de prevenção contra o mosquito.

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões;

- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

- Guardar pneus sob abrigos;

- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

- Manter lixeiras fechadas;

- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Principais sintomas da dengue:

- Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

- Dores musculares intensas;

- Dor ao movimentar os olhos;

- Mal-estar;

- Falta de apetite;

- Dor de cabeça;

- Manchas vermelhas no corpo;

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita.

Postar um comentário

0 Comentários