Inovação: Copermed inaugura sistema de energia solar



Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (28), a Cooperativa Médica Pedritense (Copermed) realizou a inauguração do sistema de placas solares, projeto de energia elétrica fotovoltaica para otimização dos custos da Cooperativa, além de diminuir sensivelmente o impacto ambiental. A Copermed entra, assim, para o rol de empresas a investir em energia limpa. 

O médico Marco Paulo Farinha da Rosa, que preside a Copermed, contou que a iniciativa de instalação das placas surgiu durante às reuniões, onde são eleitas algumas prioridades e alternativas. Uma destas ideias foi a implementação de um projeto de energia solar, fotovoltaica. Foi estabelecido contato com a Irrigasul, empresa local que trabalha com a tecnologia. As placas foram instaladas junto ao pátio da Cooperativa. Antes da instalação das placas, foram necessárias algumas adaptações na infraestrutura, logo depois, o projeto foi executado com a instalação da estrutura – que também serve como cobertura para o estacionamento. 

Pedro Alessandro de Oliveira, da empresa responsável pelo projeto, explicou o funcionamento do sistema, composto por 28 placas, funcionando com base nos gastos mensais de energia elétrica na Cooperativa. Trata-se de um miniusina de energia fotovoltaica que está a suprir a capacidade de consumo. Dúvidas também foram esclarecidas ao cálculo de gastos, potência e os encaminhamentos necessários junto à Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Postar um comentário

0 Comentários