Guarda-vidas pedritense realiza salvamento


 Salvar, sempre salvar: esse é o lema dos guarda-vidas e uma frase que faz muito sentido ao contarmos a história de um pedritense que virou protagonista de um salvamento heroico na Praia do Cassino no último final de semana. De quebra, ele também recebeu do comando do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, um certificado de destaque pelos serviços prestados durante essa temporada de verão. 

 Guilherme Moreira Torres, 25 anos, é guarda-vidas desde a temporada 2014/2015. Com o olhar sempre atento, de cima da guarita, ele e seu colega Alessandro Machado Rodrigues foram verdadeiros heróis ao salvar o menino João Antônio, de 10 anos de idade, que reside em Santana do Livramento e estava passeando na praia com sua família. A criança estava dentro do mar quando foi levada pelo chamado “puxo” até a vala, de onde não conseguiu sair. Imediatamente Guilherme e Alessandro perceberam que o menino estava se afogando e deslocaram até a vítima, realizando o salvamento com sucesso. Após o resgate, João Antônio foi entregue aos seus pais. A cena foi presenciada por centena de banhistas que, apreensivos com a situação, comemoraram ao ver que os guarda-vidas conseguiram retirar o menino da água com saúde. 

 O salvamento ocorreu no domingo (3) por volta do meio-dia, coincidente no mesmo dia que o pedritense iria ser agraciado com o certificado de “Guarda-Vidas Destaque”, assinado pelo major Rafael Gonçalves Pereira.

 Torres conta que já participou de alguns salvamentos e o que mais marcou para ele, foi durante temporada 2016/2017, onde um idoso caiu num local fundo, chamado de “corrente de retorno”. “Logo que o avistamos partimos em sua direção com o apoio de um banhista que estava de caiaque. O banhista chegou primeiro na vítima e a segurou até a nossa chegada. Quando chegamos onde estava o senhor, constatamos que ele estava bem debilitado e quase inconsciente. Com isso pedi para o banhista descer do caiaque para colocarmos a vítima em cima dele para retirada da água. Assim que conseguimos colocar o idoso em cima do caiaque deslocamos com a ajuda dos colegas das guaritas próximas e do fiscal da praia. Assim encaminhamos a vítima para a ambulância que descolou para o Posto de Saúde, conseguindo, desta forma, realizar o salvamento com sucesso”, relembrou Guilherme.

 Ele ainda contou que o prêmio de Guarda-Vidas Destaque foi conquistado pela segunda vez consecutiva. “Ganhar o reconhecimento pela segunda vez seguida foi emocionante. Não esperava essa homenagem, pois sempre me preocupei em fazer meu serviço bem feito, com muita determinação e dedicação. Ter esse reconhecimento foi muito importante para meu crescimento profissional onde procuro dar sempre o meu melhor”, declarou.

 Guilherme ainda deixou uma mensagem aos banhistas. “Nade apenas em locais supervisionados por guarda-vidas e pergunte a eles sobre os locais apropriados para banho”, disse o pedritense, finalizando a entrevista agradecendo a Deus por lhe dar saúde para fazer o que ama e a sua família pelo apoio incondicional . “Também agradeço aos amigos e colegas de profissão que sempre estão juntos me apoiando”, finalizou.

 Certamente, esse jovem pedritense é uma das tantas pessoas que merece o reconhecimento não só da imprensa local, mas sim de toda a comunidade que deve se orgulhar de viver em nossa cidade um profissional tão capacitado que salva vidas que nem mesmo conhece e leva o nome de Dom Pedrito para todos os lugares, mostrando que a Capital da Paz tem profissionais diferenciados naquilo que se propõem a fazer. 

Postar um comentário

0 Comentários