Querência Gaúcha

Domingo, 24 de março de 2018.

  Abrindo a porteira

 Dom Pedrito, por ser um dos maiores municípios em extensão territorial do Rio Grande do Sul, talvez o terceiro, despertou a atenção dos sojicultores, uma vez que nos municípios da região celeiro não existem mais terras disponíveis para plantar. Campos de nossa região onde praticavam a pecuária expansiva, hoje estão cobertos de soja, uma vez que esta leguminosa tem um ciclo curto, e após sua colheita semeiam azevém, aveia e outras pastagens, onde o produtor aproveita estas pastagens para o engorde de seus rebanhos, o que  acaba produzindo duas safras no período de um ano. Este advento das culturas de arroz e soja acabou trazendo para Dom Pedrito, importantes firmas de vendas de insumos para lavouras, tratores e máquinas agrícolas que aqui se instalaram, gerando impostos para  os cofres do município, e também empregos para nossa população. A área de soja em nosso município é de 80mil hectares!

 A REFERÊNCIA AGRO INSUMOS, empresa aqui instalada, proporcionou importante JANTAR PALESTRA nas dependências do CTG Rodeio da Fronteira, na noite de segunda-feira passada (19). Com as dependências da casa lotadas, o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen dissertou a respeito da produção de soja, desde seu plantio, crescimento, maneira de calcular a produtividade, aplicação de herbicidas, como combater as pragas, etc... palestra que despertou a atenção dos produtores, e após findá-la ficou à disposição dos mesmos para sanar suas dúvidas. Após a palestra foi oferecido aos presentes excelente churrasco e seus acompanhamentos, além das "geladinhas no ponto".

 A REFERÊNCIA AGRO INSUMOS está instalada em Dom Pedrito há doze anos, e seu quadro diretivo está assim constituído: Laoni Zancan, Homero Quadros e Alexandro Mainardi. Outro detalhe, a REFERÊNCIA  gera atualmente 25 empregos, e está localizada na Rua Sete de Setembro 3171.

Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos

 O Núcleo de Criadores de Cavalos de Dom Pedrito, que está sob nova direção, realizou no fim de semana que passou importantes provas campeiras em sua sede, no parque Juventino.

 Segundo informações, por lá aportou um grande número de crioulistas prestigiando este evento da Raça Crioula.

Estradas

 Comunico aos produtores rurais do Segundo de Lavras, região de Quatro Estradas, usuários da estrada que liga esta região à RS 630, que entrei em contato com a vereadora Eva Teixeira Mesa Prates, e a mesma apresentou projeto solicitando a recuperação da dita estrada, e já fui comunicado pela mesma que seu projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Lavras do Sul. Esperamos que a Secretaria de Obras daquele município recupere a região da serra, onde projetaram alargar a estrada, só que a terra que tiraram da referida serra deixaram no meio da estrada, e a mesma acabou ficando mão única. Com o advento da safra, quem traz seus produtos para nossa cidade fica difícil trafegar naquele local, que faz quase um ano que fizeram o trabalho e não tiraram a terra. Obrigado vereadora Eva por sua iniciativa.

Arremate

 Arremato o último tento do laço cumprimentando aos amigos leitores desta coluna do Folha!

Postar um comentário

0 Comentários