Carteiras de Trabalho entregues em 24hs

Carteiras de Trabalho continuam
 sendo emitidas no máximo em 24 horas
Servidor do MTE Francisco Ferrer

 O Posto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Dom Pedrito continua privilegiando a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em um espaço de tempo não superior a 24 horas (em média, de 16 a  17 horas); em contrapartida, existem cidades, inclusive nesta região Sudoeste do Estado, em que se aguarda mais de 30 dias pelo documento. O fato é que, apesar de contar apenas com dois servidores no setor administrativo, o MTE de Dom Pedrito é bastante eficiente e confecciona aqui mesmo as carteiras. “Normalmente, eu coleto os dados da pessoa em um dia, e no seguinte já estou entregando a CTPS. Ainda temos casos de cidadãos de outras cidades que vêm fazer o documento aqui, por ser bem mais rápido, ocasiões em que, sendo necessário, montamos a carteira no mesmo dia”, afirma o servidor Francisco Ferrer.

 Neste mês de janeiro, durante as férias do outro servidor do órgão, Ronaldo Gularte, o setor está funcionando com expediente externo no período das 8h às 13h, no mesmo local, isto é, o prédio do INSS (Rua Moreira Cézar, 1044, esquina com Rua Borges de Medeiros – Telefone 3243-2259).

 Os veículos de imprensa vêm noticiando dificuldades de os trabalhadores obterem a Carteira de Trabalho em várias localidades brasileiras, tendo havido, inclusive, casos da emissão do documento ter sido suspensa pelo fato de o ‘sistema’ estar fora do ar. A pane, contudo, não atingiu Dom Pedrito com essa magnitude, explica Ferrer: “De fato, está havendo uma migração da emissão da CTPS de um sistema próprio do Ministério do Trabalho e Emprego para outro sistema, da Dataprev, e em alguns períodos do dia às vezes o sistema fica off-line, durante uma ou duas horas, mas depois retorna e, aqui, apesar de alguns transtornos, não chegamos em nenhum momento a interromper a emissão com essa agilidade de 24 horas”, manifesta o servidor.

 A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Previdência Social. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 “Mas os problemas gerados por essa migração, tenho certeza, se constituem em uma situação temporária, que daqui a poucos dias estará solucionada”, complementa Ferrer.

Postar um comentário

0 Comentários