Carteiras de Trabalho entregues em 24hs - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

22 de janeiro de 2018

Carteiras de Trabalho entregues em 24hs

Carteiras de Trabalho continuam
 sendo emitidas no máximo em 24 horas
Servidor do MTE Francisco Ferrer

 O Posto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Dom Pedrito continua privilegiando a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em um espaço de tempo não superior a 24 horas (em média, de 16 a  17 horas); em contrapartida, existem cidades, inclusive nesta região Sudoeste do Estado, em que se aguarda mais de 30 dias pelo documento. O fato é que, apesar de contar apenas com dois servidores no setor administrativo, o MTE de Dom Pedrito é bastante eficiente e confecciona aqui mesmo as carteiras. “Normalmente, eu coleto os dados da pessoa em um dia, e no seguinte já estou entregando a CTPS. Ainda temos casos de cidadãos de outras cidades que vêm fazer o documento aqui, por ser bem mais rápido, ocasiões em que, sendo necessário, montamos a carteira no mesmo dia”, afirma o servidor Francisco Ferrer.

 Neste mês de janeiro, durante as férias do outro servidor do órgão, Ronaldo Gularte, o setor está funcionando com expediente externo no período das 8h às 13h, no mesmo local, isto é, o prédio do INSS (Rua Moreira Cézar, 1044, esquina com Rua Borges de Medeiros – Telefone 3243-2259).

 Os veículos de imprensa vêm noticiando dificuldades de os trabalhadores obterem a Carteira de Trabalho em várias localidades brasileiras, tendo havido, inclusive, casos da emissão do documento ter sido suspensa pelo fato de o ‘sistema’ estar fora do ar. A pane, contudo, não atingiu Dom Pedrito com essa magnitude, explica Ferrer: “De fato, está havendo uma migração da emissão da CTPS de um sistema próprio do Ministério do Trabalho e Emprego para outro sistema, da Dataprev, e em alguns períodos do dia às vezes o sistema fica off-line, durante uma ou duas horas, mas depois retorna e, aqui, apesar de alguns transtornos, não chegamos em nenhum momento a interromper a emissão com essa agilidade de 24 horas”, manifesta o servidor.

 A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) é uma empresa pública brasileira, vinculada ao Ministério da Previdência Social. É responsável pela gestão da Base de Dados Sociais Brasileira, especialmente a do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 “Mas os problemas gerados por essa migração, tenho certeza, se constituem em uma situação temporária, que daqui a poucos dias estará solucionada”, complementa Ferrer.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads