27 de dezembro de 2016

Fepam libera licença para Corsan realizar obra de saneamento na Sanga das Piúgas

 Aconteceu no início do mês de dezembro, a liberação da Licença de Instalação (LI) por parte da fepam, para a companhia riograndense de saneamento acerca da obra de saneamento da sanga das piúgas, em dom pedrito.

 A LI permite que a corsan dê início à abertura de um processo licitatório para posterior contratação da empresa que irá realizar a obra, sendo necessário apenas, anteriormente, realizar a atualização do valor orçado, que era de janeiro de 2016.

Um pouco sobre a obra

 Com valor estimado de R$ 4 milhões, a obra contribuirá para ampliar o índice de esgoto tratado para 35,67% na cidade, mais do que dobrando o percentual de atendimento existente atualmente, que é de 16,82%.

 Será implementado um tubo coletor de 2,8 km de comprimento, com diâmetros de 150 mm e 400 mm. Essa tubulação, que funcionará em sistema misto progressivo, receberá o esgoto que hoje é lançado in natura na sanga das piúgas. Também será construída uma estação elevatória, que receberá o esgoto do tubo coletor e o encaminhará para a estação de tratamento de esgoto (ete) existente. Para a condução do esgoto da estação elevatória até a ete, serão implantados mais 2,8 km de tubulação, sendo 1.440 metros com diâmetro de 200 mm (por bombeamento) e 1.351 metros com diâmetro de 400 mm (por gravidade). "Hoje a sanga recebe todo o esgoto, mas posteriormente isso deixará de ocorrer.  As doenças de vinculação hídricas serão minimizadas, a questão do mosquito, as internações, atendimentos nos postos serão reduzidas, ou seja, haverá uma economia ao longo do tempo. Leia a matéria completa na edição impressa.

0 comentários:

Postar um comentário

Em "Comentar como:"
Você pode comentar como "Anônimo"

Copyright © FOLHA DA CIDADE | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top