Fepam libera licença para Corsan realizar obra de saneamento na Sanga das Piúgas - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

27 de dezembro de 2016

Fepam libera licença para Corsan realizar obra de saneamento na Sanga das Piúgas

 Aconteceu no início do mês de dezembro, a liberação da Licença de Instalação (LI) por parte da fepam, para a companhia riograndense de saneamento acerca da obra de saneamento da sanga das piúgas, em dom pedrito.

 A LI permite que a corsan dê início à abertura de um processo licitatório para posterior contratação da empresa que irá realizar a obra, sendo necessário apenas, anteriormente, realizar a atualização do valor orçado, que era de janeiro de 2016.

Um pouco sobre a obra

 Com valor estimado de R$ 4 milhões, a obra contribuirá para ampliar o índice de esgoto tratado para 35,67% na cidade, mais do que dobrando o percentual de atendimento existente atualmente, que é de 16,82%.

 Será implementado um tubo coletor de 2,8 km de comprimento, com diâmetros de 150 mm e 400 mm. Essa tubulação, que funcionará em sistema misto progressivo, receberá o esgoto que hoje é lançado in natura na sanga das piúgas. Também será construída uma estação elevatória, que receberá o esgoto do tubo coletor e o encaminhará para a estação de tratamento de esgoto (ete) existente. Para a condução do esgoto da estação elevatória até a ete, serão implantados mais 2,8 km de tubulação, sendo 1.440 metros com diâmetro de 200 mm (por bombeamento) e 1.351 metros com diâmetro de 400 mm (por gravidade). "Hoje a sanga recebe todo o esgoto, mas posteriormente isso deixará de ocorrer.  As doenças de vinculação hídricas serão minimizadas, a questão do mosquito, as internações, atendimentos nos postos serão reduzidas, ou seja, haverá uma economia ao longo do tempo. Leia a matéria completa na edição impressa.

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Post Ads