Maior taxa de prenhez com flushing alimentar


 Estamos em uma época decisiva na questão do gado de cria, pois estamos entrando na estação de monta, na qual será concebida a grande maioria dos terneiros que serão comercializados em 2018. Há inúmeras tecnologias, manejos e alternativas para ter bons índices zootécnicos.

 A taxa de prenhez está intimamente ligada ao estado corporal das vacas. Vacas solteiras (sem terneiro ao pé) geralmente são as mais gordas do rebanho de cria, já que não estão amamentando.

 A lactação é das atividades fisiológicas mais exigentes nutricionalmente. Na “distribuição” dos nutrientes, a produção de leite é a segunda em ordem de prioridade, atrás apenas da alimentação do sistema nervoso e órgãos, e a frente do crescimento de tecidos musculares, reprodução e deposição de gordura.


 Por isso que falam muito “Se a novilha emprenhar muito nova, se aniquila, não cresce.” O que realmente pode acontecer se a disponibilidade de nutrientes não for capaz de atender os requerimentos básicos e a lactação, somente após estes requerimentos serem plenamente atendidos, o organismo destina nutrientes para o crescimento, reprodução e deposição de gordura.

 As prioridades do organismo da matriz com cria são, na ordem, a manutenção da vida da mãe (sistema nervoso e órgãos), alimentar a cria (lactação), desenvolvimento de tecidos (crescimento), reprodução (cio) e deposição de gordura.

 A mesma premissa é válida para “A novilha de primeira cria geralmente falha no ano seguinte”. O animal somente cicla ou torna a entrar em cio quando todas as prioridades anteriores foram atendidas, caso contrário fica em anestro (sem cio) por mais tempo, é uma questão hormonal. Uma das ferramentas que podemos utilizar para diminuir o tempo de anestro pós-parto é o flushing alimentar para combater o balanço energético negativo que as matrizes passam no pós-parto em função da lactação e melhorar a condição corporal para que possa entrar em cio e conceber novamente.

 O flushing é a suplementação dos animais com concentrado balanceado conforme a necessidade de ganho de estado corporal.

 É recomendado principalmente para novilhas jovens de primeira cria e vacas com baixa condição corporal. O nível do flushing depende da necessidade. Pode ser feito com sal proteinado, proteico energético, concentrado de maior consumo, etc..

 Entre em contato: Lance Agronegócios, telefone (53) 9995-2790 ou pelo e-mail renato@lanceagronegocios.com.br

Postar um comentário

0 Comentários