Poder Executivo promove reunião sobre acidentes


 Na manhã de terça-feira (22), tendo como local o salão Nobre da prefeitura municipal, aconteceu uma reunião para tratar do alto índice de acidentes envolvendo veículos e animais silvestres na BR 293. Estiveram presentes o prefeito Lídio Bastos, pelo poder Executivo, inspetor Ismar, (chefe de operações da Policia Rodoviária Federal), Rodrigo Dutra (Ibama de Bagé), sgt Saraiva (Polícia Ambiental), Gilberto Macedo (Dpto.Meio Ambiente) e  Luiz Ernesto Simas Gallo (procurador jurídico do município).

 Na ocasião foram tratadas maneiras para reduzir o número de acidentes com vítimas fatais e que são resultantes da travessia de animais silvestres, principalmente capivaras,  no trecho que corresponde a Santana do Livramento/Bagé, passando por Dom Pedrito.

 O prefeito Lídio Bastos abriu a reunião dizendo da preocupação com o número de colisões e que tem ceifado várias vidas nos últimos meses. De acordo com  o representante do Ibama, Rodrigo Dutra, sobre a liberação da caça  esta somente acontece após estudo que comprove que determinado animal está prejudicando a saúde pública ou a atividade agrícola.

 Já o policial rodoviário Ismar ressaltou que é importante um trabalho de conscientização através de uma sinalização eficiente, com distribuição de panfletos, e participação da imprensa na divulgação dos cuidados necessários aos motoristas e ocupantes de veículos.

 O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi convidado, porém não enviou representante. O prefeito Lídio Bastos informou que estará agendando uma reunião em Santana do Livramento sede do Dnit para tratar desse assunto e também das obras de infraestrutura que deverão ser realizadas em Dom Pedrito.  A preocupação das autoridades deu-se em função de graves acidentes que ocorreram recentemente próximo a Dom Pedrito. No dia 06 novembro, uma condutora de 42 anos, morreu após tentar desviar de uma capivara e colidir em um caminhão do Exército. Já na madrugada do dia 13, outras duas pessoas perderam a vida e uma outra ficou ferida após o condutor perder o controle do veículo por bater, também, em uma capivara

Postar um comentário

0 Comentários