Dom Pedrito conquista dupla premiação na final da 25ª Campereada em Esteio

 

Foto: ABCCC/Reprodução



A grande final que comemorou os 25 anos da prova de Campereada/Team Penning na agenda oficial do Cavalo Crioulo foi marcada por disputas eletrizantes e recorde histórico de tempo para uma passada. Após alternâncias de liderança, a decisão veio na última etapa e garantiu ao conjunto do Box 68 levar o título do jubileu para o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Dom Pedrito. As informações são da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos).

A vitória na categoria Aberta da Final Nacional da Campereada foi conquistada por Régis Santos Dias com Escudo do Guarda Fogo, André Rossato Costa com Firmeza da São Sebastião e Flávio Rodrigues Caminha com Manta Pampa Deudora na tarde de um sábado (4), que começou com sol forte e terminou com muita chuva no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Com 100% de aproveitamento, o conjunto concluiu a prova com duas excelentes passadas encerrando seis bois com parciais de 00:31,990 segundos e 00:36,813. Somados ao resultado acumulado na primeira fase, o tempo final do trio fechou em 01:52,684.

A comemoração foi redobrada para o time de Dom Pedrito uma vez que os ginetes André Rossato Costa, com Firmeza Da São Sebastião, e Flavio Rodrigues Caminha, com Zurita Dos Castanheiros, voltaram a pista para levar a segunda colocação com o conjunto do box 33, que ainda contou com Regis Santos Dias com Escudo Do Guarda Fogo. 

O trio fechou a prova com tempo final de 01:56,933. André Rossato dedicou a vitória ao pai, que deveria integrar a equipe, mas precisou se ausentar devido a uma pneumonia. De aniversário no domingo, o ginete comemorou o presente de aniversário com uma torcida empolgada. “Meu pai me disse, vai lá e faz o que tem que fazer. E avisou: não volta para a casa com as mãos abanando”, contou o ginete, que já venceu a Campereada em 2022.

Emocionado, o coordenador da Subcomissão da Campereada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Gilberto Severo, classificou que disputa como eletrizante. “Foi impecável. Agradeço a quem se dedicou a esse evento e a preparar seus cavalos.” Uma conquista especial, citou ele, ficou por conta dos excelentes tempos obtidos por passada, o que garantiu novo recorde. 

O trio do box 40, composto por Antônio Sidnei Pereira de Souza com Muy Guapa ASPS, Silvio Machado da Costa com Atrevida da Vitória Velho e Tatiana Velho de Azevedo com Engano Da Vitória Velho, alcançou a marca de 0:23,441 em passada na sexta-feira (3), menor tempo já obtido na história das Campereadas realizadas pela ABCCC. “O gado ajudou”, comentou Tatiana Velho de Azevedo, que veio de Mostardas para disputar a prova e carrega experiência de quem foi Ginete Destaque em 2024.

Responsáveis por avaliar o desempenho dos trios, os jurados Lucas Leal Ribas Maciel e Ciríaco de Macedo Py citaram que a boiada forte dificultou o trabalho dos conjuntos em pista. Mas garantiram que o que faz um campeão de Campereada é um mix de agilidade, pensamento rápido e instinto vaqueiro, além do entrosamento entre ginetes, execuções precisas e a própria saúde dos cavalos. “A Campereada é uma prova de construção. O trio precisa estar unido e tem que se entender nos gestos. Os cavalos precisam estar em excelente condição física porque é uma prova de velocidade”, acrescentou Py.

A Grande Final Nacional da Campereada contou com 89 trios de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e presença importante de finalistas do estado de São Paulo, o que confirma o movimento de expansão das provas esportivas na agenda de criadores de diferentes regiões do Brasil. As disputas iniciaram-se no dia 1º de outubro e foram concluídas na tarde de sábado, quando se enfrentaram os 40 conjuntos finalistas. O ciclo de 2025 da Campereada teve 22 etapas classificatórias com 1.119 inscrições no total.

Com o objetivo de valorizar a integração de pais, filhos e parentes no campo, a ABCCC também premiu o melhor Trio Família, que foi para a equipe do box 57, composta pelo pai Silvio Machado da Costa, montando Guapa da Vitória Velho, sua esposa Tatiana Velho De Azevedo, montando Engano da Vitória Velho e a filha Isadora Azevedo Costa, com Cambota da Vitória Velho. “É inexplicável, maravilhoso disputar em família”, garantiu Tatiana.

Melhor Ginete

O Ginete Destaque da Campereada 2025 foi Vanderlei Sandalha Paz, que montou Tabuleiro Untada, integrando o BOX 28. Lidando com animais há mais de 15 anos, ele veio de Rio Pardo (RS), onde é capataz em uma propriedade rural. “Já participo da Campereada há quatro anos e esta é a primeira vez que ganho esse prêmio”, contou.

A prova

Campereada ou Team Penning é um esporte equestre onde uma equipe de três cavaleiros deve, contra o relógio, identificar e conduzir três bois específicos de um rebanho para um curral fechado. A modalidade exige velocidade, habilidade, trabalho em equipe e destreza, simulando tarefas de manejo de gado em fazendas, e se baseia em um sistema de pontuação com base no tempo em que a tarefa é completada.

 

Postar um comentário

0 Comentários