O presidente da Sesmaria Cultural de Dom Pedrito e as poetas do Cultura Sul
Em tempos marcados pela superficialidade das massas – estimulada principalmente pela ascensão das redes sociais – chama a atenção, entre as diversas atrações da 18ª Feira do Livro de Dom Pedrito, a presença expressiva de obras produzidas por escritores locais e regionais. A prosa e o verso resistem na fronteira gaúcha, sendo muitas vezes – e na maioria delas – fomentados por grupos como a Sesmaria Cultural de Dom Pedrito e o Cultura Sul, da vizinha cidade de Bagé.
Fundada há 24 anos, a Sesmaria Cultural lançou, na quarta-feira (7), a 43ª edição do ‘Braças Literárias’ – jornal que reúne crônicas, poemas, artigos e outros gêneros textuais produzidos por escritores pedritenses como José Antônio Dias Lopes, Elsa Mena, Eva Portilho, Lucas Fontana, entre outros. Neste ano, o tema central da publicação foi os 150 anos da imigração italiana. Os exemplares podem ser adquiridos com o presidente da instituição, Adilson Nunes de Oliveira, no estande da Sesmaria até o domingo (11) e, posteriormente, no Museu Paulo Firpo.
Também na quarta-feira, o Grupo de Poetas Cultura Sul marcou presença na Feira com o lançamento e distribuição da 55ª edição de seu ‘Manifesto Poético’. Publicado originalmente em novembro de 2024, a edição aborda e denuncia, por meio da poesia, a crise climática que assola o planeta. A divulgação ao público pedritense ocorreu no estande da Sesmaria e contou com a presença das poetas bageenses Vera Vigil, Giana Guterres, Maria Conceição Rosa dos Santos e Gladis Deble, que recitaram seus versos ao público presente.
Enquanto as grandes editoras concentram suas atenções em uma literatura rasa e totalmente comercial, entidades como a Sesmaria Cultural e o Cultura Sul trilham o caminho inverso, incentivando uma produção literária regional, que fale com – e de – nossa gente, abrindo portas para novos autores e fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os leitores.
Adilson Nunes de Oliveira e Eva Portilho, durante o lançamento do Braças Literárias
0 Comentários