A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) deu início, na última semana, a uma nova etapa de capacitação profissional em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com um investimento de R$ 33mil, foram abertas 64 vagas distribuídas entre quatro cursos voltados à panificação: Curso Básico de Panificação, Produção de Docinhos para Festa, Produção de Tortas Tradicionais e Produção de Salgadinhos para Festa.
Os cursos estão sendo realizados na carreta unidade móvel de panificação do Senai, que está instalada em frente à Casa de Cursos Francisco Alves Dias. Além da qualificação, os alunos receberão certificação válida em todo o território nacional, ampliando a chance no mercado de trabalho.
Durante as aulas, os alunos têm acesso a conteúdos teóricos e práticos, abordando temas como boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, prevenção de contaminação cruzada e técnicas específicas de panificação e confeitaria.
Inclusão de novas oportunidades
Além dos cursos ofertados à população, a Prefeitura também está promovendo a inserção de assistidos pela instituição Reto nos cursos de panificação, dentro das diretrizes do Projeto Pão Empreendedor. Três pessoas da instituição já estão participando da capacitação, com o objetivo de qualificação profissional e autonomia financeira.
A ‘Reto - Esperança e Vida’ é uma comunidade terapêutica que oferece tratamento gratuito para pessoas com dependência química, tendo como missão resgatar, tratar, capacitar e reintegrar essas pessoas ao convívio social.
Expansão dos cursos
A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social já está planejando a oferta de novos cursos para os próximos meses. Segundo a titular da pasta, Marcelle Lehr, a intenção é continuar investindo em capacitação profissional, trazendo novidades para que os alunos possam aplicar o conhecimento adquirido no mercado de trabalho e no empreendedorismo. “Nosso foco é preparar os pedritenses para as oportunidades que estão chegando ao município, tanto para eles mesmos empreenderem aqui”, destacou.
0 Comentários