Usuários de estradas estaduais em Dom Pedrito reivindicam melhorias e sugerem municipalização de trechos

Além das péssimas condições de trafegabilidade, constantemente os motoristas de deparam com rebanhos de bovinos e cavalos soltos.



A situação das estradas rurais em Dom Pedrito, especialmente as vias estaduais ERS-634 e VRS-853, tem gerado insatisfação entre os usuários, incluindo produtores rurais e trabalhadores. As condições precárias de tráfego e a fiscalização considerada rigorosa do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar são os principais pontos de crítica, além dos animais soltos, fato que virou “rotina” de quem transita nestas rodovias.

Embora o trabalho policial seja essencial, muitos motoristas reclamam que os critérios de fiscalização não levam em conta os danos causados pelas más condições das estradas. A má conservação das vias resulta frequentemente em avarias nos veículos, como faróis queimados e carenagens soltas, que acabam gerando multas para os condutores.

Diante disso, alguns usuários têm discutido a possibilidade de municipalização dos trechos da ERS-634 (que liga a cidade à Encruzilhada) e da VRS-853 (trecho do asfalto do Ponche Verde). Entre os argumentos favoráveis estão a falta de manutenção preventiva por parte do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), que atualmente terceiriza esses serviços devido à escassez de recursos, e os problemas crônicos que afetam os condutores.

A municipalização, no entanto, exige um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa, através da articulação com o governo estadual, como já ocorreu em Bagé com um trecho da ERS-473.

Um grupo de usuários cogita organizar um abaixo-assinado para apresentar ao prefeito eleito, Diego da Rosa Cruz, com o intuito de discutir a municipalização e buscar soluções para as estradas. Também foi sugerida a possibilidade de parcerias entre o Executivo e produtores rurais, que estariam se comprometendo a fim de garantir melhorias nas referidas vias.

De acordo com um dos usuários, que preferiu não se identificar no primeiro momento, o movimento deve avançar, mas dependerá da mobilização popular e do interesse do Executivo. A responsabilidade pela manutenção das estradas, caso ocorra a municipalização, seria compartilhada com a Prefeitura, abrindo espaço para novas formas de gestão e manutenção.

Posto do ICMS

Com a presença de um posto do ICMS na estrada, diversos usuários têm questionado se não seria oportuno avançar com a municipalização do trecho, respeitando os trâmites necessários. A proposta dependeria de ações por parte da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e do Poder Executivo municipal.

Grande quantidade de animais soltos

Outro ponto de preocupação é a presença frequente de cavalos e bovinos soltos nas vias, especialmente no trecho do asfalto do Ponche Verde e no caminho que leva ao Banhado dos Anastácio. Essa situação tem causado temor entre os motoristas, pois inúmeros acidentes já foram registrados na área, a maioria com danos materiais.

O Batalhão Rodoviário tem sido cobrado diversas vezes, inclusive pelo próprio Executivo e Legislativo municipal, mas, até o momento, não tomou medidas efetivas para resolver o problema. Essa falta de ação é vista como mais uma justificativa para a municipalização, já que, em muitos casos de acidentes ou crimes na estrada, o atendimento acaba sendo realizado pela guarnição urbana do município, devido à ausência de resposta do Batalhão Rodoviário.

Demanda Levantada

A reportagem do Jornal Folha da Cidade entrou em contato com o vice-prefeito e prefeito eleito, Diego da Rosa Cruz, apresentando a demanda levantada por alguns usuários das rodovias mencionadas. Contudo, até a publicação desta matéria, ele ainda não havia se manifestado sobre o assunto.




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