Com o objetivo de incentivar o hábito da leitura, Maria Helena Ribeiro e Patrícia Ribeiro, mãe e filha, pedagogas e professoras da rede estadual Escola Getúlio Dornelles Vargas (CIEP), surgiu a iniciativa de resgatar o hábito da leitura tradicional, com o livro físico, visto a existência da revolução digital onde adultos e até mesmo crianças estão diariamente envolvidos com a tecnologia.
Em uma forma mais lúdica que viesse chamar à atenção das pessoas, desse modo foi confeccionada a casinha onde serão colocados os livros, com o slogan “Escolher, ler e devolver”, onde a pessoa que pegar o livro, levará para sua casa e depois deverá devolver, o projeto não se caracteriza pela doação de livros, mas sim um empréstimo de livros para que eles venham a circular na comunidade.
Em parceria com a Prefeitura e em conversa com o prefeito Mário Augusto, ficou determinado que as casinhas ficarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dom Pedrito, onde a primeira será colocada no bairro Santa Maria, na UBS Hilton Ender, então os pacientes que irão consultar ou aguardar, podem ler no local, ou pegarem e levarem para suas casas e após devolver, são setes UBSs ao total, sendo distribuídas uma casinha em cada.
Para que haja uma variedade maior de livros o projeto conta com doações, onde serão recebidos livros de diferentes gêneros como adultos, infantis, juvenis, apenas não serão aceitos livros didáticos de escola.
O lançamento do projeto foi realizado na Feira do Livro, divulgando e recebendo doações que totalizaram 80 exemplares durante o evento, porém é necessário que haja mais variedades para que possa haver a rotatividade desses livros.
Para realizar uma doação basta entrar em contato pelo Instagram @casinha_biblioteca_comunitaria onde também está sendo divulgadas diversas informações sobre o projeto ou pelo celular (53) 9.9925-3131, aonde as voluntárias irão até sua residência para buscar.
0 Comentários