Prefeito em exercício fala sobre contratação de vaqueiros para recolhimento de animais soltos nas ruas

 


Recentemente, o Executivo lançou um edital para a contratação de dois vaqueiros para atuarem no recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas do município. A Lei Municipal 2.727/2023, foi sancionada pelo prefeito Mário Augusto após ser aprovada pelo Legislativo.

Até a aprovação da Lei, o cargo de vaqueiro não existia, anteriormente, servidores ligados à Secretaria de Agricultura – operários – executavam o serviço, no entanto, não era atribuição específica dos mesmos o recolhimento de animais de grande porte.

Desde o mês de agosto o processo vem sendo executado e já se sabe quem são os dois profissionais classificados. Entretanto, ainda há alguns entraves a serem observados. Os vaqueiros serão lotados na Secretaria da Agricultura e ficarão incumbidos de monitorar as vias e efetuar a apreensão de animais encontrados soltos para que seja dado o andamento de praxe previsto em Lei Municipal.

O prefeito em exercício Diego da Rosa Cruz, o Guiga, participou de reunião com a prefeita de Santana do Livramento para tratar de parcerias entre as duas cidades para viabilizar o recolhimento de animais de grande porte soltos nas ruas de Dom Pedrito. A cidade vizinha possui um acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e dispõe de local adequado para o depósito de animais apreendidos. No entanto, não foi possível dar prosseguimento ao processo.

A reportagem do Folha manteve com o prefeito Guiga para apurar informações sobre o andamento da contratação dos profissionais. Segundo ele, o processo seletivo já foi concluído e já foram selecionados os dois vaqueiros. A Prefeitura ainda aguarda a viabilização de uma área pertencente ao Estado na cidade de Hulha Negra, para onde os animais apreendidos serão levados. Para isso, o município conta com o apoio da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA). Além disso, está em fase final o processo para a contratação do transporte para os animais. 

“A Secretaria da Agricultura está aguardando a conclusão destas etapas para contratar efetivamente os novos vaqueiros. Não adianta contratar os profissionais, depositar os animais no município e eles serem furtados. Então com esses processos finalizados, os vaqueiros apreendem os animais, o caminhão carrega e eles serão levados para Hulha Negra. Isso será feito já nas próximas semanas”, afirma o prefeito.


Postar um comentário

0 Comentários