Polícia Civil deflagra Operação Ronda Tirana e cumpre oito prisões preventivas por abigeato e organização criminosa



A Policia Civil, através da DECRAB/Bagé, com apoio da Delegacia de Polícia de Cacequi, da BM de Cacequi e policiais da 12° Delegacia Regional de Polícia, deflagrou na manhã desta segunda-feira a operação Ronda Tirana. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e oito prisões preventivas.

A DECRAB/Bagé deu início às investigações no primeiro semestre de 2020. O trabalho se deu após uma série de informações que chegaram aos policiais dando conta de uma verdadeira milícia rural em que seus integrantes estavam cobrando “serviços de rondas noturnas” quando que, na verdade, a cobrança era para não furtarem gado e até mesmo defensivos agrícolas. Muitos produtores, por medo acabaram aceitando.

Durante as investigações apurou-se a existência de uma verdadeira organização criminosa, na qual seus integrantes, em comunhão de esforços, realizavam furtos em propriedade rurais que não pagavam pela suposta “ronda noturna”.

Foram utilizadas várias ferramentas de investigação para desvendar o esquema criminoso. O líder do bando criminoso definia qual propriedade rural seria atacada e os demais integrantes, divididos em equipes, realizavam os furtos. Os fatos vêm gerando grandes prejuízos aos produtores rurais de Cacequi ao longo de vários anos.

Alguns produtores rurais de Cacequi chegaram a desistir da pecuária no município, dado ao elevado índice de criminalidade no campo, seja furto de animais bovinos ou defensivos agrícolas.

Em razão dos fatos o delegado André de Matos Mendes, titular da DECRAB/Bagé representou junto a Comarca de Cacequi pela prisões preventivas dos principais integrantes do bando, bem com por mandados de busca e apreensão. O pedido foi acolhido pelo Ministério Público e Poder Judiciário.

Entre os investigados que tiveram preventivas decretadas três já estavam presos, tendo sido cumprido mandado de busca e apreensão em suas celas no Presídio de Cacequi. Dois suspeitos ainda não foram localizados e estão sendo procurados pela polícia.

Os policiais acreditam que com as prisões Cacequi terá diminuição nos índices de crimes no campo, especialmente abigeato.


Postar um comentário

0 Comentários