Comissão Legislativa de apoio a Feira do Produtor promove sua 2ª reunião



Aconteceu na quarta-feira (11) no plenário Ataliba Torres a segunda reunião da Comissão Legislativa de Acompanhamento e Apoio a Feira do Produtor de Dom Pedrito, quando foram tratados assuntos relativos a este importante setor da produção de alimentos.

Se na primeira reunião, realizada no dia 15 de julho, foi traçado um panorama de conhecimento, por parte da comissão, das atividades dos feirantes e o trabalho da Emater na orientação e projetos voltados ao setor, nesta, foi evidenciado a importância do Poder Legislativo no apoio as demandas dos pequenos produtores. Com a presença dos vereadores da comissão, presidida por Júnior Rodrigues Martins (Progressistas), também presidente da Câmara, do presidente da Associação da Feira Livre, Vagner Wrasse, do extencionista da Emater, Thomas Machado e do chefe do escritório local Walney Lucas Moreira, os trabalhos atingiram os objetivos da pauta.

Planos de ação

Primeiramente desenvolver e consolidar a agroindústria, como diversificação e geração de trabalho e renda para o produtor. É preciso para isso o recurso. Hoje os produtores contam com o Fradep (Fundo Rotativo de Apoio à Agricultura Familiar) que empresta o recurso, depois devolvido pelo produtor. Acontece que este fundo conta com, aproximadamente, R$ 30.000,00, insuficiente para alavancar as necessidades.

O fundo, que pode abarcar recursos de várias fontes, sejam municipais, estaduais, federais ou privadas, necessita, no entanto, de projetos e apoios, como os agora propostos a comissão legislativa. Outro fator que dificulta a instalação de uma agroindústria é a legislação, exigente em demasia com relação as instalações físicas. A infraestrutura deficiente faz com que um produtor de mel, por exemplo, precise embalar seu produto na cidade de Feliz ou uma análise de solo demore até 20 dias, por ser realizada em outras cidades. Este emaranhado de dificuldades fará com que a comissão programe, para os próximos dias, um diálogo com o Executivo, inserindo o mesmo nesta frente de apoio ao pequeno produtor, sem esquecer, também, a sociedade como um todo.

Postar um comentário

0 Comentários