Aprovado projeto que inclui a cultura gaúcha no currículo da rede municipal

Imagem ilustrativa


O vereador Ivo Martins Eguilhor (PDT) apresentou um Projeto de Lei que Inclui conteúdo sobre cultura tradicionalista nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Dom Pedrito. O Projeto foi aprovado por unanimidade na seção legislativa de terça-feira (10) e deve ser sancionado pelo Executivo municipal.

Conforme o texto, fica incluído conteúdo sobre cultura tradicionalista nas aulas ministradas nas escolas públicas da rede municipal de ensino de Dom Pedrito. O conteúdo deverá abranger os aspectos históricos, artísticos e folclóricos da tradição gaúcha. A matéria vem contribuir com a BNCC Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Gaúcho, previsto dentro das especificações de territorialidade. O conteúdo deverá ser aplicado no início do ano letivo de 2022.

O vereador é um dos defensores do tradicionalismo no município, já foi patrão do CTG Herança Paternal, atualmente ocupa o cargo de sota-capataz na entidade. Ele conta que o projeto tem por objetivo defender e cultivar as origens e a história gaúcha. "Procurei o secretário de Educação , Marco Antônio Rodrigues e expressei a ele a ideia, o que foi prontamente aceito pelo secretário. portanto, o projeto foi desenvolvido em conjunto com o secretário Marquinhos. O referencial Cultural Gaúcho (RCG) prevê a inclusão do conteúdo cultural. Com base nisso, foi formatado o Projeto de Lei", disse o Eguilhor.

Em sua justificativa, o vereador frisou que "pelo respeito e orgulho a nossas raízes históricas, folclóricas e culturais artísticas. Pela pagina brilhante da historia que nossa Dom Pedrito ocupa no glorioso cenário cultural do nosso Estado, tendo sido palco do lendário (Tratado da Paz Farroupilha). O tradicionalismo, que possui entre suas bases o folclore, a arte, o esporte e a recreação, entre outros ramos do saber que intermedeiam o alcance dos fins tradicionalistas. O tradicionalismo, além de rememorar fatos históricos importantes da história gaúcha, visa a construção de um futuro glorioso, embasado no que há de mais belo no nosso Rio Grande do Sul, nossa história e nossas tradições. A iniciativa de estimular o ensino da cultura do nosso Estado na rede municipal de ensino de Dom Pedrito, com certeza provocará inúmeras mudanças positivas no comportamento dos jovens alunos da Capital da Paz. Assim, as crianças e adolescentes terão seus hábitos, seus valores e suas reações emocionais permeados pela cultura do Rio Grande do Sul. São essas as razões pelas quais apresento o presente Projeto de Lei, com o fim de promover e fomentar o ensino da cultura tradicionalista no município".

Postar um comentário

0 Comentários