Governo do Estado prepara concurso público para a área da saúde



O governo do Estado está elaborando um projeto de concurso público para mais de 900 servidores para a área da saúde. O anúncio foi feito pela secretária Arita Bergmann na audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para a apresentação do Relatório do 1º Quadrimestre de 2021 da Gestão Estadual da Saúde do RS, na manhã desta quarta-feira (30). “Trata-se de uma decisão de governo só possível porque a Assembleia aprovou os projetos estruturantes que nos permitem pagar os salários em dia e ampliar nossa força de trabalho”, ressaltou.

Com o aumento exponencial da pandemia em março, não sobrou, segundo Arita, bloco cirúrgico ou sala de emergência vazios. Os espaços foram usados para garantir a internação de cerca de nove mil pacientes, que se multiplicaram na chamada segunda onda, assim como as internações e os óbitos. “O número de óbitos por Covid em março foi igual ao registrado nos quatro iniciais meses de 2020”, comparou.

Mesmo liderando a vacinação no Brasil, o recrudescimento da doença, por conta da variante Delta, da Índia, está no radar da Secretaria da Saúde, que mantém campanhas de prevenção e de incentivo à imunização. Até agora, foram aplicadas 6,4 milhões de doses no Rio Grande do Sul, garantindo a vacinação completa de 34% da população.

A secretária informou ainda que, no primeiro quadrimestre, foi possível realizar repasses regulares de recursos aos municípios, pagar incentivos aos hospitais e executar montante significativo das emendas parlamentares.

Postar um comentário

0 Comentários