Dom Pedrito institui o Plano Municipal de Cultura



Com anteprojeto de lei autoria do vereador Renato Chiaradia, foi sancionada pelo prefeito Mário Augusto, a Lei nº 2.559, que institui o Plano Municipal de Cultura (PMC), colocando Dom Pedrito num seleto grupo, onde menos de 50 municípios do Estado estão inseridos.

O PMC regulamenta a articulação, a gestão e o controle social de políticas públicas da cultura, possibilitando a participação de Dom Pedrito em todos os processos de captação de recursos, estando atento às diretrizes e metas dos Planos Nacional e Estadual de Cultura.
 
A coordenação executiva do Plano Municipal de Cultura compete à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Cultura e Turismo – Sedectur, que fará:

- a organização das instâncias do Plano Municipal de Cultura;

- o estabelecimento de metas e demais especificações necessárias à sua implementação;

- o estímulo à diversificação dos mecanismos de financiamento e a busca da ampliação de recursos para a cultura nas diversas esferas.

Para a materialização do PMC foi imprescindível elaborar um detalhado levantamento diagnóstico feito pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais, que tem como presidente Luciane da Rosa, detalhando os aspectos históricos, geográficos e ambientais; desenvolvimento da cultura; principais eventos culturais da cidade; as principais potencialidades; bens tombados como patrimônio histórico, entre outros aspectos. Além disso, foram realizadas reuniões com representantes dos segmentos culturais onde foram elencadas as metas e objetivos que se espera alcançar nos próximos 10 anos.

No momento da assinatura, estavam presentes além do prefeito e o vereador Renato, o titular da Sedectur, Iuri Castilhos, a diretora de Cultura, Julieta Freire Farinha e a assessora legislativa Marcia Borges Garcia.

“Percorremos um longo caminho até chegar nesse momento. Através dessa importante Lei, será possível acessarmos todas as possibilidades para alavancarmos ainda mais a valorização e os investimentos na área da cultura em Dom Pedrito. Esse momento era aguardado há muito tempo”, comemorou a diretora de Cultura.

Postar um comentário

0 Comentários