Entrega de marmitas a alunos das Escolas Estaduais ajudam a minimizar dificuldades causadas pela pandemia



A pandemia trouxe diversos desafios para a Educação. A dúvida da aula presencial, as dificuldades de ensinar e a forma de entrega da alimentação escolar aos estudantes. Muitos dos alunos tinham na escola a principal refeição do dia e com as dificuldades do isolamento social acabaram por perder este recurso. Por isso, algumas escolas de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional da Educação (13ª CRE), que atende sete municípios da região, sendo eles Bagé, Aceguá, Dom Pedrito, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Candiota e Lavras do Sul, tiveram que se reinventar através confecção das marmitas solidárias.

Em Dom Pedrito, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Arthur Villamil de Castro também à distribuição das viandas. Há mais de um mês realiza a entrega de 80 refeições diárias na porta da instituição. Segundo o diretor Omar Jardim, quando a verba da alimentação escolar foi liberada, a escola começou a confeccionar as marmitas aos estudantes. "As entregas são feitas na escola, respeitando os protocolos de distanciamento social", destaca.

A coordenadora da 13ª CRE Miriele Barbosa Rodrigues, salienta que devido a pandemia, as escolas estaduais ainda estão fechadas, em função dos decretos restritivos. Segundo ela, o órgão entende que é uma das atribuições da escola fornecer a alimentação, por isso a iniciativa da distribuição das marmitas. "Entendemos que os recursos da merenda têm que retornar aos alunos de forma que vá contribuir para uma boa alimentação, então muitas das nossas escolas estão fazendo as marmitas e pequenos kits", explica.

Miriele informa que a partir da semana que vem, as instituições irão receber cestas básicas para distribuir aos estudantes mais vulneráveis.
 
A Secretária da Educação do Estado, Raquel Teixeira, parabenizou a iniciativa das escolas. "Além da competência cognitiva que temos que desenvolver nos nossos alunos, a gente precisa saber que a escola é este lugar acolhedor que divulga e faz a difusão do conhecimento, mas que também recebe as famílias em momento de dificuldade", ressaltou a secretária.

Postar um comentário

0 Comentários