Chuva auxiliou irrigação do arroz, mas estiagem persiste; clima também beneficiou a soja

O Informativo Conjuntural produzido pelo escritório municipal da Emater atualizou sobre as duas principais culturas do município. Apesar de a chuva ter auxiliado os produtores rurais, não foi o suficiente para amenizar a situação da estiagem. A precipitação pluviométrica em 2020 foi de 1.173 milímetros, a menor desde 2008, quando o registro foi de 1.188 mm.

Arroz

As chuvas ocorridas na semana anterior ajudaram na eficiência da irrigação, as águas nos quadros andaram mais rápido. Segundo o levantamento realizado pelo escritório do Irga, o município plantou 30.291 hectares e tem água armazenada para 25.000 hectares. Nas áreas que estão iniciando o processo de irrigação a água tem dificuldade no deslocamento ao longo dos quadros, aumentando muito o consumo. O nível das barragens continua deficitário, pois as fracas chuvas não refletiram em melhorias no armazenamento de água, sendo temerário a sua falta por ocasião do enchimento do grão. Dentro deste contexto muitos produtores já decidiram abandonar algumas áreas. O vigor das lavouras que germinaram é bom.

O mercado do arroz continua mantendo o mesmo patamar da alta ocorrida. O estado fitossanitário das lavouras é bom. Devido a estiagem as estradas de acesso as lavouras estão se mantendo em condições razoáveis de trafegabilidade.     

Soja

O preço pago ao produtor tem se mantido com pequena variação. As chuvas ocorridas na semana anterior representaram benefícios a cultura, tanto no desenvolvimento vegetativo como nas atividades de plantio.

As lavouras que foram subsoladas apresentam um stand melhor, devido ao bom desenvolvimento radicular e a maior umidade no solo. Muitos produtores fizeram correção com calcário. Visualizou-se várias lavouras no inverno com plantas decompactadoras, por exemplo, nabo forrageiro, bem como aveia e azevém com o objetivo de melhorar a cobertura morta (palhada) para a próxima safra. O estado fitossanitário da lavoura é bom.  

Área fechou com 120.000 hectares.  

Postar um comentário

0 Comentários