Pelo segundo ano, monumento da Praça da República ganha ornamentação natalina

Fotos: divulgação


Uma ação coordenada pela escola estadual de ensino fundamental Arthur Villamil de Castro, Albergue Municipal Bonifácio Silveira – Goda e escola municipal de educação infantil Santa Terezinha, apoio do Lions Clube Dom Pedrito e iniciativa privada, proporcionou, pelo segundo ano consecutivo a decoração natalina do monumento da Praça da República, o mais antigo do município. O local recebeu iluminação.

Sobre o monumento

A pirâmide é um monumento que foi construído em 1904, para servir de marco para a Praça da República que fica ao lado, e que por sua vez, foi inaugurada em 1902. Existem algumas curiosidades a respeito desta estrutura. A primeira delas é que ela é o monumento mais antigo da cidade.

Quem a observar atentamente poderá ver que está escrito em sua face norte: "Praça da República - 15 de novembro de 1902". Ele foi construída em 1904, quando era prefeito o dr. Abreu Fialho.

A pirâmide da Praça da República está orientada com o norte magnético da terra, a exemplo das pirâmides do Egito. Quanto à Praça da República, esta ficou conhecida por muito tempo, como Praça da Bandeira, porque durante um período, o hasteamento da bandeira foi realizado naquele local, quando se cultuava com mais patriotismo o sentimento nacionalista, principalmente a data da proclamação da República.


Postar um comentário

0 Comentários