Exército do Uruguai monta barreiras sanitárias na fronteira com Santana do Livramento

Foto: Lucas Bello/RBS TV


O governo do Uruguai reforçou a fiscalização e as barreiras sanitárias na fronteira do país com o Rio Grande do Sul com a ajuda de equipes do Exército. O objetivo é evitar o avanço da Covid-19. Foram montadas barreiras nas avenidas do chamado Microcentro, onde ficam os freeshops de Rivera, no Uruguai, e em duas entradas alternativas da cidade, na última sexta-feira (23).

Nesses locais, o soldados uruguaios verificam documentos e a temperatura dos passageiros antes de autorizar a passagem para a cidade vizinha. É a primeira vez que um tipo de barreira como essa é montada. Em junho, equipes da intendência uruguaia pulverizaram veículos que passavam pela Praça Internacional.

Segundo o ministro da Defesa do Uruguai, Javier Garcia, o reforço foi feito porque há uma sensação de que a população de Rivera não se preocupa mais com a pandemia.

"Existe uma baixa da percepção de risco da pandemia, e com essa baixa da percepção de risco caiu também o respeito pelas medidas pra conter a pandemia e quando há essa falta de respeito ao inimigo biológico que estamos enfrentando, há consequências bem graves", destaca.

O número de excursões de turismo para Santana do Livramento, que vão até a cidade uruguaia, também cresceu, de acordo com o ministro uruguaio.

"A quantidade de ônibus de turismo brasileiros que chega do lado de lá [da fronteira] é muito grande e naturalmente isso é uma questão de soberania do Brasil. Há nove quilômetros de fronteira compartilhada, na zona urbana, e por isso a presença do Exército contribui para garantir um melhor controle em apoio à Intendência de Rivera".

Recentemente foram confirmados surtos de coronavírus entre funcionários de dois freeshops de Rivera. Uma das lojas continua fechada.

Riveira tem 103 casos ativos da doença, o que representa 23,04% de todos os casos ativos do Uruguai, informou o governo do país, no boletim divulgado no domingo (25).

G1/RS

Postar um comentário

0 Comentários