Dom Pedrito completa, neste sexta-feira, 148 anos de emancipação política



Nesta sexta-feira, 30 de outubro, Dom Pedrito completa seu 148º aniversário de emancipação política. O território que constitui hoje o Município, integrava o de Bagé, como 3.° e 4.° distritos de Paz.

A região, afeita às lutas definidoras da fronteira sul, entre espanhóis e luso-brasileiros, experimentou ainda os efeitos da Campanha do Prata e da Revolução Farroupilha, tornando-se palco de memoráveis batalhas. A guerra dos Farrapos, que teve início em 1835 só terminou em 1845, seguindo-se uma fase de progresso.

Imbuídos de espirito religioso, os habitantes da povoação solicitaram a ereção de uma capela curada, sendo atendidos em 18 de novembro de 1852 de conformidade com a Lei n.° 238. A capela ergueu-se à margem direita do Rio Santa Maria, sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio e, desde logo, surgiram as habitações, em maioria ainda cobertas de palha, iniciando-se o núcleo populacional.

A 2 de fevereiro de 1854, chegou ao Passo de Dom Pedrito, o capitão Hermes Ernesto da Fonseca do 1.° Regimento de Artilharia, com a missão de demarcar o local definitivo da povoação e os terrenos destinados aos logradouros públicos. A região progrediu, tanto economicamente como em população. A 18 de novembro de 1856, foi lançada a pedra fundamental de uma igreja, graças aos donativos dos fieis e aos esforços de Delfino Jacinto Pereira, Plácido José Xavier, José Joaquim da Silva e outros. Em fins do ano seguinte, deu-se a transferência da imagem de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da povoação, para o templo localizado no terreno da atual praça General Osório. Mais tarde, em 1899, seria essa igreja demolida, levantando-se novo templo na quadra que se defronta com a Praça e onde se encontra até o presente.

O desenvolvimento do povoado não sofreu solução de continuidade e, após ter sido o território elevado à categoria de freguesia em 1859, sob o orago de Nossa Senhora do Patrocínio de Dom Pedrito, seus moradores encetaram novas reivindicações pela sua emancipação. Em 1872, ao ser criada a Vila nas proximidades de Passo de Dom Pedrito, recebeu o topônimo atual. Em 1873 instalou-se a Câmara Municipal e finalmente em 1888 foi a Vila de Dom Pedrito elevada à categoria de cidade, pelo seu extraordinário progresso.

Na fase da revolução de 1893, as lutas se prolongaram até 1895, após o que entrou o Município em período de prosperidade e paz. Em 1923, Dom Pedrito é novamente envolvido pelas lutas internas, sendo ocupada a Cidade a 14 de abril do mesmo ano pelos insurgentes e, logo após pelas tropas legalistas, prosseguindo à luta com alternativas, até setembro do mesmo ano.

Acalmados os ânimos, Dom Pedrito retomou seu ritmo de progresso, tendo como base econômica a pecuária e, mais recentemente, a rizicultura, a triticultura e a sojicultura.

Gentílico: pedritense.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação Dom Pedrito, pela lei provincial nº 437, de 05/12/1859, subordinado ao município de Bagé. Elevado à categoria de vila com a denominação de Dom Pedrito, pela lei provincial 815, de 20/10/1872, desmembrado do município de Bagé. Sede na antiga Vila de Dom Pedrito.

O Município foi, inicialmente, constituído de 5 distritos: Dom Pedrito, Ponche Verde, Santa Maria, São Sebastião e Upacaraí.

Já nos quadros de apuração do recenseamento de 1º de setembro de 1920, o município aparece constituído de 7 distritos: Dom Pedrito, Piraí, Ponche Verde, Santa Maria, São Sebastião, Upacaraí e Vacaiquá.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 9 distritos: Dom Pedrito, Caveiras, Igrejinha, Música, Ponche Verde, Santa Maria da Chica (ex-Santa Maria), São Sebastião, Serrinha e Vacaiquã.

Em divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o município é constituído de 6 distritos: Dom Pedrito, Caveiras, Ponche Verde, Santa Maria Grande (ex-Santa Maria da Chica), São Sebastião e Vacaiquã.

Pelo decreto estadual nº 7199, de 31 de março de 1938, o distrito de Santa Maria Grande tomou o nome Fontoura. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 6 distritos: Dom Pedrito, Caveiras, Ponche Verde, Fontoura, São Sebastião e Vaicaquá. Pelo decreto-lei estadual nº 720, de 29 de dezembro de 1944, os distritos de Caveiras, Ponche Verde, Santa Maria Grande e Vacaiquã perderam a categoria de distrito, sendo seus territórios anexados ao distrito sede do município de Dom Pedrito, enquanto o distrito de São Sebastião tomou a denominação de Torquato Severo.

Em divisão territorial datada de 1º de julho 1960, o município é constituído de 2 distritos: Dom Pedrito e Torquato Severo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Postar um comentário

0 Comentários