Santa Casa recebe anestésicos da Secretaria Estadual da Saúde



A Secretaria da Saúde (SES) e o Exército Brasileiro concluíram nesta segunda-feira (31) a distribuição de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares para a realização dos procedimentos de intubação nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Desde quinta-feira (27), o 4° Grupamento Logístico do Comando Militar do Sul percorre estradas do Rio Grande do Sul para levar cerca de 34 mil medicamentos a 77 hospitais de todas as regiões do Estado. A Santa Casa de Dom Pedrito recebeu 300 unidades do anestésico Suxametônio.

De acordo com o Governo do Estado, é a terceira vez que esse tipo de operação é realizada durante a pandemia. Em julho, foi constatado o risco de escassez dos sedativos, e o governo do Estado distribuiu os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde, auxiliando os hospitais a manter os estoques do chamado “kit intubação”.

Os lotes foram comprados pelo governo federal. A SES definiu os hospitais contemplados e o volume de medicamentos a ser distribuído com base em um relatório semanal realizado junto às instituições hospitalares, no qual consta a quantidade de sedativos em estoque em cada um dos hospitais. Com esta entrega, foram mais de 150 mil unidades de anestésicos e relaxantes musculares distribuídos aos hospitais gaúchos.

A remessa mais recente foi composta pelos medicamentos Dexmedetomidina (8.905 unidades), Rocurônio (9.640 unidades), Suxametônio (6.660 unidades) e Midazolam (8.650 unidades).

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, lembra que a responsabilidade de compra desses remédios é dos próprios hospitais. Porém, diante da pandemia da Covid-19 e da dificuldade de compra desses insumos em todo o país, a SES está buscando alternativas para a sua aquisição a fim de manter os pacientes graves assistidos.

Postar um comentário

0 Comentários