Nuvens de insetos foram monitoradas pelo Dema



O Departamento de Meio Ambiente (Dema) monitorou a situação das nuvens de insetos que pairavam pela cidade durante a tarde desta segunda-feira (28). Houve registros em quase todos os bairros, com maior incidência no Santa Maria, São Gregório, Centro e Santa Terezinha, mas também foram notados na zona rural. Não há uma causa definitiva que explique o fenômeno, mas que pode estar atrelada ao tempo chuvoso do final de semana.

A reportagem do Folha entrou em contato com a diretora do Dema, a bióloga Carolina Munhoz. Ela salientou que uma servidora do Departamento fez coletas, além de fotos que foram encaminhadas para um entomologista. A explicação mais provável, mas não definitiva, era de que os insetos estavam e pupa – estágio intermediário entre a larva e o adulto, no desenvolvimento de certos insetos que passam por metamorfose completa – no solo, mas, devido a chuva, houve o desenvolvimento, até o agrupamento, criando nuvens pela cidade.

Os insetos, possivelmente da família Sciaridae, ordem diptera, são herbívoros e não oferecem risco à saúde humana. O único transtorno registrado era quanto a pedestres e motociclistas, já que a visão poderia restar prejudicada. 



Postar um comentário

0 Comentários