Decrab/Bagé realiza operação “Tropeiros da Lua Cheia”


Nesta segunda-feira (10), a Polícia Civil, com apoio da Brigada Militar, deflagrou a operação Tropeiros da Lua Cheia em Cacequi. Um homem foi preso por abigeato e dois estão foragidos. A ação é fruto do trabalho de investigação da Decrab/Bage com o apoio da Delegacia de Polícia de Cacequi. A Investigação que vem sendo realizada desde 2019. O trabalho tinha por objeto cumprir três prisões preventivas dos principais suspeitos e mandados de busca e apreensão nas residências de oito investigados por integrarem organização criminosa especializada em abigeato.

Um homem foi preso e dois ainda não foram localizados. A Polícia Civil e a Brigada Militar continuam nas buscas.

Conforme as investigações os criminosos costumam realizar furtos na modalidade de carneada (animais abatido a campo) e também furtos de gado em pé (os animais são carregados vivos para outras áreas). Como são profundos conhecedores do interior do município de Cacequi, costumam utilizar as matas. A cavalo percorrem extensas áreas rurais, muitas vezes cortando cercas em várias propriedades para tropear o gado furtado.

Os suspeitos também costumam andar armados. Ameaçam produtores e trabalhadores rurais. Em um dos últimos crimes dos suspeitos, na tentativa de garantir o êxito no furto de um animal bovino, desferiram vários tiros na direção de uma vítima que sem saber, ao ver barulhos no campo, saiu para ver o que estava acontecendo. Felizmente a vítima não foi atingida. No dia seguinte os policiais da Decrab identificaram postagens do líder do bando nas redes sociais e fazendo ameaças.

O bando há muitos anos é conhecido no município de Cacequi, por furtarem gado em noites claras. Quando isso ocorre os produtores sabem que alguém será vítima. Por essa razão a operação foi batizada de "Tropeiros da Lua Cheia". Os fatos tem levado verdadeiro pânico aos produtores rurais de Cacequi, pois há muito tempo sofrem com tal situação. As ocorrências de abigeato em Cacequi mostram que ele é um dos municípios com maior índice de violência no campo da região. Apenas nos últimos sete dias, houve quatro crimes de abigeato noticiados, sendo que em todos os investigados figuram como principais suspeitos.

A operação também contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Cacequi, Brigada Militar de Cacequi, DECRAB de Santiago e Delegacia de Polícia de Rosário do Sul.

Conforme o delegado André Mendes, titular da Decrab/Bagé, essa foi a terceira ação da Polícia Civil na região em uma semana. Outras duas atividades já havia sido realizadas no município vizinho de São Vicente do Sul, onde nove animais bovinos furtados foram recuperados. A Decrab deverá fortalecer ainda mais suas atividades na região, visto que para os policiais a diminuição nos índices de abigeato em Cacequi é um objetivo para este ano ainda.

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
O nome é que não ficou certo ,afinal tropeiros são trabalhadores rurais honestos que trazem o sustento da família com muita luta.Deveria ser Ladrões da lua cheia,o nome da operação.