Medicamentos vencidos podem ser descartados corretamente

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, adquiriu seis urnas para a população realizar o descarte de medicamentos vencidos. Os ‘descartômetros’ já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, na Farmácia Básica Municipal e no administrativo da Secretaria de Saúde.

Os descartômetros são separados por três orifícios (pomadas e comprimidos; líquidos e sprays; caixas e bulas) e tem um visor transparente que mostra o nível dos resíduos descartados.

Cabe ressaltar, que os remédios quando liberados em locais inadequados podem contaminar o solo, a água, os animais e as plantas. O descarte em lixos comuns ou no sistema de esgoto são diluídos e seus resíduos químicos são praticamente impossíveis de serem eliminados naturalmente, sendo capazes de afetar gravemente os rios e lagos da localidade.

A titular da Saúde, Lillian Camponogara, enfatiza que uma empresa virá a Dom Pedrito periodicamente recolher todos os medicamentos vencidos descartados.

Medicamentos na validade
É comum, ao realizarmos tratamento de saúde sobrar alguma quantidade de medicamento. Essa sobra de medicamentos, desde que dentro do prazo de validade e em condições de uso podem ser doados à Farmácia Básica Municipal. Lá os medicamentos são triados e destinados a pacientes que necessitam, especialmente os remédios que não constam na lista dos comprados pela Prefeitura.

Nas duas situações, dentro ou fora do prazo de validade, dê o destino correto aos medicamentos que tem em casa.

Postar um comentário

0 Comentários