Delegado reforça necessidade do uso da Delegacia Online

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), durante a semana que passou, informou que a Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil teve um aumento de 49% no número de registros realizados no primeiro semestre de 2020, comparado com o mesmo período do ano passado. Na Delegacia de Polícia local, os servidores têm orientado a população a fazer registro na DOL, quanto a fatos mais simples – furtos, acidentes sem vítimas, perda de documentos, entre outros.

A reportagem conversou com o delegado André de Matos Mendes, que tem, ocasionalmente, respondido pela Delegacia local. Ele reforça a necessidade do uso da DOL, principalmente nos tempos de pandemia. “A Polícia Civil gaúcha, há alguns anos, já admitia o registro on-line de determinadas ocorrências policiais. A partir do mês de março do corrente ano, com o advento da pandemia do Covid-19, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas em delegacias, foram ampliadas as hipóteses de registro on-line, permitindo que todos os fatos - que não exigem imediata ação policial (crimes graves e em andamento) - possam ser registrados dessa forma”, explica Matos.

A DOL pode ser acessível em www.delegaciaonline.rs.gov.br. “Essa praticidade em nada prejudica a investigação. Após o registro on-line, a ocorrência será examinada e encaminhada à Delegacia de Polícia com atribuição para dar início à investigação. O registro on-line, uma vez homologado, possui o mesmo valor jurídico do registro presencial”.

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