Prefeitura é vítima de criminoso, mas, com auxílio do Banrisul, consegue escapar de golpe

A Prefeitura de Dom Pedrito escapou por pouco de ser lesada financeiramente por hackers na manhã desta terça-feira, 23. O fato teve início quando um suposto funcionário do Banrisul, se apresentando como Gustavo do setor de TI, ligou para a Prefeitura e falou com a secretária da Fazenda, Evanda Massirer, dizendo necessitar de atualizações no sistema (trâmite que faz parte da rotina).

A secretária então passou a ligação ao setor de Tesouraria que iniciou o procedimento de atualização, entrando num site idêntico ao do Banrisul e iniciou um passo a passo. Num determinado momento foi necessária a intervenção do setor de Informática da Prefeitura, quando a servidora observou, com o andamento do processo, telas idênticas as de pagamentos e transferências a fornecedores.

Questionando o suposto servidor sobre sua suspeita, ele disse que eram testes e repassou sua matrícula e um 0800 que é do Banrisul para informações.

A servidora não convencida da explicação, acessou a conta por outra máquina e confirmou cinco transações que totalizaram quase R$ 500 mil. Imediatamente, ela desfez a conexão retirando o cartão e entrou em contato com o Banrisul, que conseguiu reverter a operação e confirmou se tratar de um golpe.

Tudo leva a crer que quando o golpista repassou o 0800 oficial do Banco, era justamente para ganhar tempo e finalizar as operações.

O caso foi registrado na Polícia Civil que fará a investigação e apuração dos fatos.

Postar um comentário

0 Comentários