Cidade

Através das redes sociais, foi confirmado que uma mulher contraiu Zika Vírus em Dom Pedrito, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e Febre Chikungunya. O servidor público Guiomar Vargas, que tem atuado no combate e monitoramento do mosquito na Capital da Paz, há muito vem alertando sobre a presença do mosquito no município, mas pouco vem sendo adotado pela população.

A paciente em questão, felizmente, já está recuperada.

Sobre o Zika Vírus

Segundo o Ministério da Saúde, O vírus Zika é um arbovírus. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade.

A infecção por Zika Vírus na maioria dos casos é uma doença branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. As principais complicações são neurológicas e devem ser tratadas caso a caso, conforme orientação médica. Todo o tratamento é oferecido, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Post a Comment

Em "Comentar como:"
Você pode comentar como "Anônimo"

Postagem Anterior Próxima Postagem

Anuncie aqui

header ads

Anuncie aqui

header ads

Anuncie Aqui

header ads