Município registrou um caso de Zika Vírus

Através das redes sociais, foi confirmado que uma mulher contraiu Zika Vírus em Dom Pedrito, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da Dengue e Febre Chikungunya. O servidor público Guiomar Vargas, que tem atuado no combate e monitoramento do mosquito na Capital da Paz, há muito vem alertando sobre a presença do mosquito no município, mas pouco vem sendo adotado pela população.

A paciente em questão, felizmente, já está recuperada.

Sobre o Zika Vírus

Segundo o Ministério da Saúde, O vírus Zika é um arbovírus. Arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos. A doença pelo vírus Zika apresenta risco superior a outras arboviroses, como dengue, febre amarela e chikungunya, para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites, Síndrome de Guillain Barré e outras doenças neurológicas. Uma das principais complicações é a microcefalia. A doença inicia com manchas vermelhas em todo o corpo, olho vermelho, pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas, também de pequena intensidade.

A infecção por Zika Vírus na maioria dos casos é uma doença branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. As principais complicações são neurológicas e devem ser tratadas caso a caso, conforme orientação médica. Todo o tratamento é oferecido, de forma integral e gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Postar um comentário

0 Comentários